segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

“Amar e mudar as coisas me interessam mais”.

Há algum tempo a prefeitura de Fortaleza vem sendo alvo das mais duras críticas. Pior, a prefeita de Fortaleza vem recebendo constantes ataques pessoais enraizados dos piores dos preconceitos. Gostaria, então, de falar de sonhos, realizações e muita luta. Neste artigo de hoje procuro lembrar algumas questões de por que Luizianne Lins merece muito respeito e admiração!

Mulher, jovem, guerreira do povo e sonhadora militante de esquerda. É mentira e fico indignado quando vejo as pessoas falarem dela com tanto desrespeito. 

Luizianne milita nos movimentos de esquerda desde 1987. Jornalista, formada pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), , foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC e, em 1993, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE).

É professora concursada do Curso de Comunicação Social da UFC – atualmente licenciada para o mandato de prefeita de Fortaleza, a quinta maior cidade do Brasil.
Foi a vereadora mais votada do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1996, eleita com 5.336 votos e, em 2000, reeleita. Na Câmara Municipal, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e de presidente da Comissão de Defesa da Mulher, da Juventude e da Criança, criada na Câmara Municipal a partir de um projeto de resolução de sua autoria.

Em 2002, foi eleita deputada estadual, tendo sido a quarta mais votada no Estado e a mulher mais votada entre todas, com 60.821 votos. Na Assembléia, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e é titular da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos. É ainda suplente das Comissões de: Orçamento, Finanças e Tributação; Educação, Cultura e Desporto; Ciência e Tecnologia e de Defesa Social.

Sua atividade parlamentar sempre priorizou, dentre as várias áreas de atuação, a Educação, a Juventude, a Cultura, a Sexualidade, o Movimento Popular, as questões de Gênero, de Meio Ambiente e de defesa dos Direitos Humanos.

Ou seja, estamos falando de uma jovem de coragem que ousou dedicar a sua vida a “amar e mudar as coisas”. Sempre teve lado, o daqueles que mais precisam. Sempre pautou a política como instrumento de transformação de corações e mentes, um mundo melhor só é possível com uma construção coletiva – “ o eu existo não precede ao “nós existimos”, se constitui nele” .

“Somente os oprimidos, como classe social proibida de dizer sua palavra, podem vir a ser utópicos, proféticos e esperançosos, na medida em que seu futuro não é mera repetição deformada do seu presente. Seu futuro é a concretização de sua libertação, sem a qual não podem ser. Só eles podem denunciar a “ordem” que os esmaga e, na práxis da transformação desta ”ordem”, anunciar um mundo novo a ser refeito constantemente” (Paulo Freire). A nossa prefeita é mulher, jovem e vem do mondumbim. Ela não nasceu na Aldeota, Bairro de Fátima, Benfica etc. Ela para chegar onde chego não o fez com o apoio dos empresário, mas de muita luta dos movimentos populares.

Assim termino a primeira parte reafirmando, estão mentindo quando falam dela! Ela sempre teve e continua tendo lado, e, principalmente, compromisso com todos os setores da nossa sociedade que anseiam por mudança.

Irei aos próximos dias está publicando as principais ações desta gestão, no entanto é impossível citar a prefeita de nossa cidade sem lembrar que Fortaleza tem o maior instrumento de juventude da América Latina funcionando – o CUCA Che Guevara! Um espaço de primeiro mundo em uma das áreas mais desiguais de nossa cidade, na Barra do Ceará. Equipamento de ponta para acabar com essa política de equipamento de segunda mão para os pobres.

Merenda escolar de qualidade, todos os dias, transporte escolar e fardamento, sem falar da construção de 22 creches e escolas no padrão MEC e não mais em galpões como antes. 

Um orçamento participativo que está garantindo mais de 6000 habitações com prioridade para os que viviam em áreas de risco e, por isso, ZERO mortes neste período de chuva.

Estamos construindo para os que mais precisam de maneira democrática, dialogada com a população de ponta. Nos próximos dias, irei apresentar por secretaria algumas de nossas principais realizações, por que se fosse falar de todas...bem não haveria tempo de em dois anos falar de tudo que fizemos em seis anos.

Espero que aqueles que tem dúvida que acompanhem, uma história de luta, paixão, coragem e solidariedade não será manchada!

“Quero desejar, antes do fim, 
pra mim e os meus amigos, 
muito amor e tudo mais; 
que fiquem sempre jovens 
e tenham as mãos limpas 
e aprendam o delírio com coisas reais.”
(Belchior)

Um comentário:

  1. A gestão tem falhas (como varias que passaram). Luizianne tem 2 anos pra acelerar obras e projetos. Tá com a faca e o queijo na mão... Temos uma Copa do Mundo, somos sub-sede. Boa sorte a noss companheira nesta reta final!

    ResponderExcluir