segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prefeitura tira das ruas lixo de grande volume

Terceira etapa da Operação Tira Trecos percorreu principais bairros das Secretarias Regionais V e VI.

Materiais volumosos como sofás, colchões, móveis e diferentes tipos de utensílios domésticos foram coletados das ruas dos bairros das Regionais V e VI. A iniciativa, ocorrida neste sábado, das 9 às 16 horas, fez parte da terceira etapa da Operação Tira Trecos, promovida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, numa ação envolvendo vários órgãos públicos municipais.

Na Regional V, o ponto de partida foi numa praça na Avenida Castelo de Castro com Val Paraíso. Já na Regional VI, o início da operação ocorreu no Polo de Lazer do bairro Conjunto Esperança.

Seis caminhões passaram nos principais bairros das duas Regionais, priorizando as áreas de risco como canais, lagoas, canteiros centrais e depósitos de entulhos.

Messejana, Lagoa Redonda, Conjunto Palmeiras, Conjunto Barroso, Conjunto João Paulo II, Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras foram algumas das áreas visitadas pelos carros de coleta.

Iniciada no dia 22 de janeiro deste ano, a Operação Tira Trecos já contabiliza 25,2 toneladas de material coletado. Na primeira iniciativa, nos bairros das Regionais I, II, foram recolhidos 16 toneladas. Na segunda etapa, nas Regionais III e IV, 9,2 toneladas. O encerramento da ação está previsto para o dia 13 deste mês, devendo ser realizada no Centro de Fortaleza, das 7 às 13 horas, um dia de domingo para facilitar a retirada do material das ruas.

Um dia antes da operação ser deflagrada, a Prefeitura de Fortaleza faz uma sensibilização junto as comunidades. Um carro de som percorre as principais artérias dos bairros a serem visitados, com o objetivo de alertar a população para colocar, nos canteiros centrais das avenidas, os resíduos de grande volume para serem recolhidos pelos caminhões.

Segundo o assessor da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Helano Brilhante, a Operação Tira Trecos é uma ação programada que objetiva retirar materiais volumosos das áreas de risco, para evitar inundações nos períodos de chuva.

Falta de Educação
"É impressionante a quantidade de utensílios domésticos jogados em canais e lagoas de Fortaleza. Em 2010, nos bairros da Regional III, foram coletados quase 400 sofás", informa o assessor da Prefeitura.

Brilhante lamenta que a sujeira de Fortaleza seja uma consequência da falta de educação sanitária da população. "Apesar de os esforços do serviço de coleta da Prefeitura, as pessoas insistem em jogar lixo fora nas esquinas e terrenos baldios, que acabam se tornando em grandes rampas de lixo. Esse lixo, além de atrair roedores e insetos, obstrui os bueiros e provoca pontos de alagamentos.

Fonte: jornal opovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário