quarta-feira, 9 de março de 2011

“Carnaval? De quem é a culpa? A culpa é da prefeita…“

Com o título “Carnaval? De quem é a culpa? A culpa é da prefeita…“, o professor Moacir Tavares (UFC), dirigente do PT e da gestão municipal nos manda artigo. Para ele, a folia na Capital está renascendo. Confira:

Nascido e criado aqui como costumamos dizer, habituei-me, nesses meus quase 45 anos de vida, a ouvir afirmações do tipo ”Fortaleza não tem Carnaval” ou ainda “O nosso povo não gosta de Carnaval na Capital”. Juro que tais assertivas sempre causaram em mim desconforto e inquietação. O espírito moleque do fortalezense, o senso de humor aguçado e o fazer festa por tudo negava tais afirmações sobre a folia em Fortaleza. Um fato era inequívoco: a cidade ficava vazia e uns poucos iam assistir ao desfile na avenida Domingos Olímpio.

De uns tempos para cá, foi tomando corpo um tal de Pré-Carnaval. E são dezenas. Na verdade, quase uma centena de blocos que, nos dias que antecedem o reinado de Momo, animam toda a cidade. Repito: toda a cidade - da periferia aos ditos “bairros nobres”. Já durante o período momino, assistimos alguns dos blocos do Pré-Carnaval ficarem na cidade e saírem às ruas e, acreditem leitores, arrastando multidões . Existem polos organizados pela cidade. Em um desses polos, acontecem os desfiles de maracatus, blocos e cordões. Em outros, que vão da praia aos bairros mais distantes do Centro, encontramos palcos montados com apresentações de ótima qualidade para os fortalezenses.

Como isso aconteceu? Foi espontaneísmo? Claro que não. A CULPA disso tudo é da prefeita. Sim, é culpa sua Luizianne Lins, que, através do seu sentimento cidadão comandado uma grande ação do poder público municipal com suporte técnico e investimento financeiro, renovou e remodelou o Carnaval de Fortaleza. Não adianta tergiversar: a culpa é da prefeita.

As taxas de ocupação dos hotéis equipararam-se às melhores do ano. Os restaurantes estavam bem concorridos. O turismo aquecido. O povo brincando com tranquilidade e segurança nas ruas, em locais organizados e com jeitão de pracinhas familiares de outros Carnavais, com licença do trocadilho. Foram planejados os incentivos e apostas do Poder Público no Reveillon, Pré-Carnaval e Carnaval.

Os repórteres e as repórteres do Jornal O POVO cobriram diversos pontos do Carnaval de Fortaleza atribuindo notas relativas à organização e itens como limpeza e qualidade do evento de modo geral. Foram oito avaliações, tendo como menor nota um 8 – duas vezes; a nota 9 apareceu três vezes e foram dadas notas 10 também 3 vezes. Como professor, fiz a média: 9,1. Essa é a nota do Carnaval de Fortaleza dada pelos profissionais do Jornal O Povo. Nota ótima.

O Carnaval de Fortaleza se renova e respira novos ares. Isso tudo por intervenção direta e determinada da Prefeitura de Fortaleza. Isso faz parte da construção do nosso sonho de cidade. Isso faz parte da construção da nossa “Fortaleza Bela”. A construção estética do bom, do justo e do verdadeiro. A culpa é da prefeita Luizianne Lins.

* Moacir Tavares – Cirurgião-dentista, professor da UFC, doutor em Saúde Pública, dirigente do PT e gestor municipal de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário