segunda-feira, 14 de março de 2011

Residentes do IJF obtêm destaque nacional

Em 2011, os 49 médicos em treinamento no IJF foram aprovados nas avaliações de suas respectivas sociedades.

Foto: Estácio Jr.
Há 21 anos contribuindo com a formação de médicos especialistas, o Instituto Dr. José Frota (IJF) consolida-se como hospital de ensino de referência nacional. Em 2011, os 49 médicos em processo de treinamento no IJF foram aprovados nas avaliações nacionais de suas respectivas sociedades.

Os médicos residentes de Anestesiologia obtiveram as maiores médias na prova da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), além de resultados individuais significativos. O residente Pedro Augusto Oliveira Capelo foi o primeiro colocado na categoria R2. Ele destaca que o envolvimento dos médicos do IJF com o programa da residência é um diferencial. “Escolhi o IJF para fazer a minha residência porque já sabia do bom conceito da instituição. Aqui, nós temos um ensino teórico e prático de qualidade. Além disso, podemos contar com o acompanhamento de um grupo de médicos que se preocupam com a transmissão de conhecimentos”, afirma.

O coordenador da residência em Ortopedia e Traumatologia do IJF, Valmir Fernandes, acompanha atualmente 19 médicos especializandos. Ele ressalta o desempenho dos residentes no hospital e nas avaliações. “Há oito anos nós temos um índice de 100% de aprovação nas provas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Esse dado confirma o desenvolvimento de um bom trabalho junto aos residentes, através de um programa de ensino com aulas, atividades de enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico, plantões e avaliações diárias”, salienta.

:: SAIBA MAIS
- O IJF é o único hospital do Estado que oferta vaga de residência em Neurocirugia;
- A residência em Anestesiologia é a mais concorrida do Hospital. Por ano, são ofertadas quatro vagas;
- Em 2010, o residente de Radiologia, Ricardo César Rodrigues, apresentou um estudo de caso sobre tuberculose mesentérica para a Sociedade Cearense de Radiologia (Soceara). O caso foi eleito como o melhor do ano e classificou Ricardo César para participar da Jornada Paulista de Radiologia, que é o evento mais expressivo da especialidade no país;
- O IJF iniciou seus programas de Residência Médica em 1990, com três especialidades: Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia. Em 1997 foi implementada a de Cirurgia Plástica; em 2007, a de Neurocirurgia; e, em 2008, a de Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
- Até 2010, o IJF especializou 242 médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário