terça-feira, 19 de abril de 2011

Campanha contra o trabalho infantil doméstico é lançada amanhã

O objetivo é desmistificar ideias que justificam esta prática e alertar sobre os prejuízos causados por ela.

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), lança a Campanha Trabalho Infantil Doméstico: História Sem Desculpa, às 14 horas, no auditório da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Com o objetivo de desmistificar ideias que justificam o trabalho infantil doméstico e alertar sobre os prejuízos causados, a mobilização pretende fortalecer ações contra esta prática, através dos meios de comunicação de massa. O maior desafio é sensibilizar a sociedade quanto à desnaturalização do trabalho infantil doméstico, destacando que a prática é uma violação de direitos das crianças e adolescentes.

Uma das ferramentas de sensibilização utilizada será o site www.historiasemdesculpa.org, que traz informações sobre a problemática. Entre as demais ações da campanha, destacam-se três eixos: formação, pesquisa e mobilização. A formação acontecerá no formato de palestras, oficinas e debates. A pesquisa visa concluir o diagnóstico iniciado em 2010 junto a crianças e adolescentes de diversas escolas, através das formações com coordenadores pedagógicos, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e realizar diagnóstico por amostragem junto ao público das instituições parceiras e participantes das formações que acontecerão ao longo de 2011. Já a mobilização se dará através de panfletagem, caminhadas e blitz em pontos estratégicos da cidade no dia 12 de cada mês.

A Campanha Trabalho Infantil Doméstico: História Sem Desculpa tem parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador (Feeti), Associação Encine e recurso proveniente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

:: SERVIÇO
Lançamento da Campanha Trabalho Infantil Doméstico: História Sem Desculpa
Data: terça-feira, 19 de abril
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego - SRTE (Rua 24 de Maio, 178, Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário