terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto quer evitar a venda de imóveis cedidos pela Prefeitura

Com a campanha “Não troco minha casa por nada”, pessoas têm desfeito o negócio e retornado para suas casas.

Garantir uma moradia digna é dever do Município, mas para que a política habitacional desenvolvida pela Prefeitura seja justa e contemple quem realmente precisa, foi desenvolvida, por meio da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), a campanha “Não troco minha casa por nada”. A ação vai ao encontro da Lei Municipal 9294, de 2007, que proíbe qualquer negociação envolvendo imóveis cedidos pela Prefeitura. Foram fixados cartazes em todos os conjuntos habitacionais entregues, em linhas de ônibus, associações de bairro e nas comunidades que aguardam moradias. Cartilhas educativas e chaveiros foram distribuídos e palestras de sensibilização ministradas.

Além de cometer um crime, aquele que vende uma moradia perde o direito de participar novamente da política habitacional do Município. Com a campanha, o número de denúncias contra pessoas que negociam casas aumentou. Junto a isto, pessoas têm desfeito o negócio e retornado para as suas casas e outras têm procurado a Habitafor para devolver moradias compradas.

As conquistas têm sido gradativas, várias unidades que estavam em processo de negociação foram reintegradas, 20 já foram retomadas e famílias inscritas e em situação de extremo risco social (moradoras de ruas, de abrigos públicos, de situações de risco de morte), têm sido selecionadas pela Habitafor e realocadas nestas moradias. Já são 128 processos em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário