domingo, 8 de maio de 2011

Assessor municipal: Situação difícil do IJF é culpa da omissão dos Governos do PSDB

Com o título “Avalanche da falta de memória”, o professor Moacir Tabares, gestor do Programa Fortaleza Bela”, pede espaço para responder as críticas aqui feitas pelo deputado estadual João Jaime (PSDB). O tucano lamentou a situação de caos do IJF- Centro e comparou esse hospital a um vulão prester a entrar em erupção. Confira:

Ao falar sobre o Instituto Doutro José Frota (IF-Centro), nós podemos adotar duas vias. A primeira pode ser encaminhada pela politicagem barata, em relacionar os problemas do hospital a uma suposta culpa da gestão municipal de Fortaleza. A outra é a abordagem da responsabilidade, onde podemos pontuar a concepção do prédio hospitalar, sua demanda de cobertura e atendimento e os investimentos necessários para seu funcionamento.

O fato é que o PSDB de Tasso Jereissati, João Jaime e agora de Pedro Fiúza governou o Ceará por 20 anos e nunca construiu uma única unidade hospitalar no Estado. Nesse tempo, a população inchou, a violência urbana cresceu assustadoramente e a venda de automóveis e motocicletas foi impulsionada por um ritmo chinês.

Toda essa demanda estadual continua sendo enviada para o Instituto Doutor José Frota, hospital municipal de Fortaleza e único com capacidade resolutiva para atender traumas e queimados com necessidade de intervenção em alta complexidade.

Vamos aos números:

Nos últimos oito anos, período em que há registro eletrônico de atendimento, o IJF atendeu 1.569.787 pessoas. Atualmente, o hospital realiza 1.000 cirurgias por mês, atende uma média anual de 150.000 pessoas e faz 16.200 exames de imagens por mês. Parece muito? Não, quando compreendemos que toda a população cearense precisa do “Frotão”.

Essa demanda custa aproximadamente R$ 15 milhões/mês. O município de Fortaleza arca com quase R$ 11 milhões desse montante. Isso significa que só devemos atender pacientes de Fortaleza? Claro que não. Isso seria desrespeitoso com os cearenses que mais necessitam e uma agressão aos preceitos básicos e pétreos do Sistema Único de Saúde.

Mas fica o questionamento: Por onde andava o propalado modelo de planejamento e gestão tucano que não enxergou essa necessidade em duas décadas? Falta de competência ou a já conhecida falta de compromisso do PSDB com as necessidades humanas e sociais da população?

O governador Cid Gomes (PSB), atento aos problemas, busca amenizar a sobrecarga do IJF com a construção de hospitais regionais e de uma rede de Policlínicas e Centros Especializados de Odontologia, atendendo assim a alta e média complexidade. Ou seja, fazendo o que os anos de paralisia do desmantelo do PSDB na saúde não fizeram.

São esses que apontam o dedo, quando nada fizeram pela rede hospitalar de nosso Estado. Enquanto um precisa de GPS para localizar o IJF, o outro precisa de “memoriol” para se lembrar que, até ontem, o PSDB governava o Ceará. Nenhuma saudade diga-se de passagem.

* Moacir Tavares – Professor da UFC, Doutor em Saúde Pública , gestor municipal e dirigente do PT.
moacirtavares@yahoo.com.br

Publicado: 04 de maio de 2011 às 12:01 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Ceará, Cidades, Turismo

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário