sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fortaleza melhora em mais de 20% os resultados de alfabetização de crianças

Hoje, o aluno com 2º ano fundamental concluído apresenta habilidades básicas para que seja considerado alfabetizado.

Foto: Gustavo Pellizzon
Nos últimos quatro anos, os resultados da alfabetização de crianças melhorou em 20% nas escolas municipais de Fortaleza. Os dados foram obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), do Governo do Estado, em 2010, realizado em Fortaleza em fevereiro deste ano.

A melhoria deveu-se a um conjunto de esforços e realizações do Município. Em 2010, os resultados obtidos por Fortaleza apresentam média de 131,7. Isto quer dizer que o aluno do 2º ano fundamental, ao concluir o ano letivo, apresenta as habilidades básicas para que seja considerado alfabetizado. Apresenta leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localize informações em textos mais longos.

A partir destes resultados foi possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do Ministério da Educação. A escala é constituída por cinco níveis:
  • abaixo de 75 pontos - alunos não alfabetizados
  • de 75 a 100 - alfabetização incompleta
  • de 100 a 125 - intermediário
  • de 125 a 150 suficiente
  • 150 e mais - nível desejável

Em Fortaleza, o Spaece-Alfa de 2010 foi destinado aos 24.524 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. Destes, 22.340 foram avaliados. Contudo, em virtude da paralisação dos professores em 2009, o Spaece-Alfa de 2010 foi avaliado sem a finalização do período letivo na Capital, com grande parte das escolas a quase dois meses da conclusão do ano letivo. Acreditamos que a avaliação ficou comprometida e os resultados não representam a realidade.

De todo modo, nos últimos quatro anos, os resultados de Fortaleza só evoluíram. Em 2007, apresentamos média 113; em 2008, 122; 2009, 120; e 2010, 131,7. Vale ressaltar que não existe margem para comparações entre o resultado obtido por Fortaleza com o de qualquer outro município cearense, posto que a Capital apresenta quantidades e complexidades significativamente superiores: Fortaleza possui a terceira maior rede de ensino do País e cerca de 2,5 milhões de habitantes (quase 8 vezes mais que o segundo maior município do Estado).

Estamos vencendo etapas para uma melhor educação escolar dia a dia. Hoje temos um maior número de professores contratados através de concurso público; aumentamos o número de vagas em creches em mais de 100%; ampliamos o parque escolar e as unidades escolares patrimoniais construídas de acordo com os padrões estabelecidos pelo MEC.
As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), tais como a instituição de coordenações pedagógicas nas unidades escolares, a organização da equipe técnica da secretaria, o trabalho realizado pelos professores de 1º e 2º ano nos últimos anos, o acesso à leitura através da instalação das bibliotecas escolares contribuem para que avancemos nos resultados da alfabetização de nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário