quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novo semáforo vai promover uma travessia mais segura no Centro

O equipamento está em funcionamento a partir de hoje, no cruzamento da Av. Visconde do Rio Branco com Rua Pedro I. 


  Foto: Rubens Venâncio

Promover mais segurança na travessia. É com este objetivo que a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) instalou um novo semáforo no Centro. O equipamento está em funcionamento a partir de hoje, quarta-feira (25), no cruzamento da Av. Visconde do Rio Branco com Rua Pedro I, próximo ao Parque da Liberdade. Além do semáforo, serão instalados três grupos focais para pedestres.

A medida irá beneficiar principalmente os coletivos que saem do terminal de ônibus da Praça Coração de Jesus. Estudos realizados pelo Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor) comprovaram que os ônibus que seguem pela Pedro I têm muita dificuldade para cruzar a Av. Visc. do Rio Branco. 

O equipamento terá tecnologia em tempo real, centralizado ao sistema do CTAFor, que contabiliza o número de veículos que passam pela via, otimizando automaticamente os tempos de “verde” do semáforo. Isto garantirá uma travessia mais segura e permitirá que o semáforo permaneça mais tempo aberto para a Av. Visc. do Rio Branco, já que em determinados horários o movimento da Rua Pedro I diminui bastante.

Quem anda a pé pelo Centro também perceberá melhorias com a implantação de três grupos focais para pedestres, todos na Rua Visc. do Rio Branco, nos cruzamentos com as ruas Pedro I, Duque de Caxias e Bárbara de Alencar. Os grupos focais são equipamentos que emitem um alerta visual exclusivo para os pedestres no momentos em que os focos veiculares estiverem vermelho.

Com estes novos equipamentos, Fortaleza passa a totalizar 599 semáforos, sendo 281 centralizados (47%) e 318 convencionais (53%). Destes 599 semáforos, 60 são exclusivos para pedestres (10%), 51 possuem estágio para pedestres (8,5%) e 53 possuem grupos focais de pedestre para travessias protegidas - sem botoeira (8,7%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário