segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prefeita assina a Ordem de Serviço da Urbanização da Encosta do Morro de Santa Terezinha

Calçadão, bondinho, praças, playground e paisagismo são alguns benefícios que a obra trará para a população. 


  Foto: Estácio Jr.

Calçadão, bondinho, praças, playground, paisagismo, espaços para a prática de esportes e para a fisioterapia de idosos. Esses são alguns dos benefícios para a população com a Urbanização da Encosta do Morro de Santa Terezinha, cuja ordem de serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira (23) pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; pela titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patrícia Aguiar; e pelo representante do Consórcio Fujita Engenharia LTDA e União Empreendimentos, Manoel Gomes Neto. As obras também foram iniciadas hoje, com a limpeza do terreno, em uma área de 4,6 hectares que fica entre a Av. Vicente de Castro e as ruas Alto Alegre e José Setúbal de Souza.

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, destacou que o projeto de Urbanização da Encosta do Morro Santa Terezinha é um investimento no turismo, nos setores nos quais a cidade melhor produz, que são o comércio e os serviços, e que será concretizado respeitando os moradores originais do lugar. Segundo ela, há uma compreensão histórica, que vem sendo modificada pela gestão Fortaleza Bela, que pobre não pode morar na orla. “A exemplo do que está ocorrendo no Pirambu, com o projeto Vila do Mar, que está resolvendo problemas históricos de moradia e requalificando a orla sem retirar seus moradores mais antigos, as obras que vão urbanizar o Morro Santa Terezinha vão manter sua população na mesma área”, assinalou.

Com um projeto dos arquitetos Caú e Rafael Magalhães, as obras vão integrar a Beira Mar ao Morro Santa Terezinha por meio de um calçadão, de praças, de um campo de areia e da estação inferior do bondinho, que assegurará a acessibilidade à parte superior do projeto, em cima do Morro. Esta segunda área vai explorar o potencial paisagístico do lugar. Nele, ficarão um outro passeio, anfiteatro, mirante, a estação superior do bondinho, mais praças, quiosques com mesas para jogos de tabuleiro, quadra poliesportiva, espaço de fisioterapia para idosos, posto para a Guarda Municipal e playground. Tudo será especialmente destacado à noite, pela iluminação adequada que o lugar receberá.

Para dar sustentação às benfeitorias, serão realizadas obras de drenagem e de paisagismo, além da construção de um muro de arrimo entre os dois ambientes. Este último equipamento receberá pintura de um artista que será selecionado para esse projeto. A interligação dos dois pisos será feita pelo bondinho e por três escadas a serem construídas dentro das obras de Urbanização da Encosta do Morro Santa Terezinha. Tudo contará com piso podotátil dentro do padrão de acessibilidade do município de Fortaleza.

Patrícia Aguiar, titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), ressaltou durante a solenidade a importância do investimento em qualificação de equipamentos turísticos que vem sendo feito em Fortaleza. “Essas obras, ao lado do Plano de Reordenamento Geral e Projetos Paisagísticos e Urbanísticos da Av. Beira Mar, da reforma da Praça do Futuro e da Requalificação e Expansão Viária da Praia do Futuro, todas pertencentes ao Prodetur Nacional Fortaleza, além do Aldeia da Praia, que vai requalificar o Titanzinho e o Serviluz, serão estruturantes para o turismo em Fortaleza”, destacou. A cidade é, hoje, o quarto destino mais procurado do País, reflexo de uma política de atração de visitantes que tem no Réveillon a sua principal estratégia de visibilidade.

Com um investimento de R$ 10 milhões, a intervenção é uma das que possui o selo Copa 2014. As obras fazem parte dos projetos do Prodetur Fortaleza, com financiamento do Ministério do Turismo, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e contrapartida da Prefeitura. No total, mais de R$ 200 milhões serão investidos nos principais corredores turísticos, sobretudo na orla de Fortaleza. “A nossa orla vinha sendo historicamente negligenciada. Com exceção da Beira Mar, onde uma reforma havia sido realizada, quando assumi a gestão da cidade não havia investimentos em nenhum outro ponto. Priorizei captar recursos para mudar esse cenário e, agora, o que vemos é que toda a área que fica no entorno da faixa de praia de Fortaleza será requalificada, com respeito aos moradores de cada espaço”, comemorou a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário