quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mucuripe estará em festa por cinco dias para São Pedro dos Pescadores

Na programação, quadrilhas, shows de artistas locais e nacionais, procissão de jangadas, quermesses, entre outras.
Este ano, a Festa de São Pedro dos Pescadores terá cinco dias de reverência e comemoração, começando na noite deste sábado (25), com um show especialmente preparado para integrar o projeto São João do Nordeste, e findando com a tradicional missa campal seguida da procissão de jangadas no Mucuripe, à altura do Mercado dos Peixes, na manhã da próxima quarta-feira (29).

O show de sábado será em frente à Igreja de São Pedro, na Beira Mar, a partir das 23h. Quem sobe ao palco é a Orquestra Sanfonas do Ceará e seus 12 sanfoneiros, liderados pelo mestre Adelson Viana. Eles acompanharão os shows de Chico César, Fausto Nilo e d’As Chicas. A partir do dia 26, sempre às 18h30, os fieis assistirão às missas na Igreja de São Pedro. Logo depois, no entorno da igreja, diversas apresentações artísticas garantirão a animação.

As atividades do dia 29, dedicado a São Pedro, padroeiro e protetor dos pescadores, começam cedo. Já a partir de 7h, devotos se reúnem em frente à igrejinha para missa campal, seguida da procissão de jangadas, onde a imagem de São Pedro embarca junto com os fiéis para retornar horas depois em meio a muita festa.

O ritual, que se repete desde 1932 na Praia do Mucuripe, é o primeiro bem imaterial de Fortaleza, registrado através do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). Acesse aqui toda a programação dedicada à Festa de São Pedro dos Pescadores.

Edital de Fomento aos Festejos Juninos de Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura, lançou, pelo sexto ano consecutivo, um edital específico que premiou 72 quadrilhas e 24 festivais juninos, envolvendo recursos da ordem de R$ 350 mil. Além disso, a Prefeitura promoveu o Arraiá de Fortaleza, de 2 a 5 de junho, no Mercado dos Pinhões e seu entorno. Muitas das quadrilhas contempladas no edital animaram as noites do arraiá, encerrado em grande estilo com show do cantor Chico Pessoa, Elba Ramalho e o sanfoneiro Cezinha.
:: SERVIÇO
Festa de São Pedro dos Pescadores
Local: Praia do Mucuripe (Av. Beira Mar, em frente à igreja de São Pedro)
Data: 25 à 29 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário