quarta-feira, 29 de junho de 2011

Praça do Carmo e outros dez logradouros do Centro serão reformados

O local receberá novo piso, bancos e jardins; rampas de acesso; trilhas táteis; e luminárias de LED. 


  Praça do Carmo | Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza

A Praça do Carmo é o primeiro logradouro, de onze localizados no Centro da cidade, a ser reformado dentro do Programa Fortaleza Bela no Centro. O local possui elevado valor arquitetônico por conta da igreja que lhe dá nome, bem como pelos prédios de seu entorno, entre eles o da Associação dos Merceeiros e o do Instituto do Ceará.

A obra, que teve início esta semana, prevê a colocação de novo piso, construção de rampas de acesso para pessoas com deficiência, além da instalação de trilhas táteis para cegos. Novos bancos e jardins fazem parte do projeto, que respeita as características físicas da igreja. Uma das novidades é instalação de iluminação com luminárias de LED, que vão destacar a arquitetura da igreja. “O trabalho de valorização da praça é o primeiro passo para o tombamento do conjunto, que já começa a tramitar no Município”, enfatiza a titular da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), Luíza Perdigão.

A reforma da Praça do Carmo também passará pelo reordenamento do comércio ambulante existente no local. Dez pontos de venda de lanches e outros produtos, instalados de forma clandestina, serão retirados. A decisão libera a fachada da igreja e recupera o espaço público perdido. Já as oito bancas de revista que funcionam com a permissão do Município serão mantidas, mesmo durante a obra. A condição é que os estabelecimentos estejam com suas licenças anuais atualizadas e funcionando de acordo com os padrões exigidos por lei. Depois da reforma, as bancas ocuparão exclusivamente a calçada sul da praça.

Além da Praça do Carmo, serão reformadas as praças Capistrano de Abreu (Lagoinha), José de Alencar, Pedro II (Sé), Dos Voluntários, José Bonifácio, Gustavo Barroso (Liceu), General Tibúrcio (Leões), Almirante Saldanha (Dragão do Mar), Justiniano de Serpa e Parque da Liberdade (Cidade da Criança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário