quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sábado é dia de vacinar as crianças contra a pólio

Também estarão disponíveis as imunizações contra sarampo, hepatite B e gripe. 


  Foto: Fábio Lima

O dia de mobilização da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é sábado (18). Na mesma data, as crianças de oito estados, entre eles o Ceará, devem ser imunizadas contra o sarampo. Em Fortaleza, o dia será também de vacinação contra a hepatite B. Além disso, a vacina contra a gripe continua sendo oferecida a gestantes, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência, mas também está liberada para qualquer pessoa acima de nove anos de idade. As pessoas devem se deslocar aos locais de vacinação das 8 às 17h.

Poliomielite - Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A meta é vacinar 95% das 177.555 crianças nessa faixa etária em Fortaleza. É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas. O dia de mobilização da segunda etapa será em 13 de agosto. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Sarampo - No Ceará e em outros sete estados todas as crianças entre um e sete anos devem se vacinar contra o sarampo no próximo sábado, mesmo que já tenham recebido a vacina antes. A meta é vacinar também 95% da população alvo, que em Fortaleza é de 208.938 crianças. A vacinação contra o sarampo na capital se estenderá até o dia 22 de julho.

Hepatite B - O dia 18 de junho será também a oportunidade para pessoas com até 24 anos de idade se protegerem da hepatite B. Quem recebeu a primeira dose da vacina no dia 30 de abril poderá receber a segunda nesse sábado. E quem ainda não se vacinou pode dar início agora ao esquema, que compreende a aplicação de três doses. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a aplicação da vacina, que até 2010, era de pessoas com até 19 anos.

Gripe - A vacina contra a gripe continua sendo oferecida em Fortaleza para pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes em qualquer estágio da gravidez e profissionais de saúde que trabalham em serviços de urgência e emergência. As crianças devem receber a segunda dose da vacina para que seja garantida a imunidade contra a doença. Além desses grupos, a vacinação foi ampliada na capital para qualquer pessoa acima de nove anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário