terça-feira, 28 de junho de 2011

São João do Nordeste abre as comemorações da festa de São Pedro dos Pescadores no Mucuripe

O público comemorou a festa, que é o primeiro bem imaterial de Fortaleza. 


  Foto: Fábio Lima

Parecia clima de interior. Enquanto a missa na Igrejinha de São Pedro dava as boas-vindas, as barraquinhas com comidas típicas, artesanato e pescaria atraíam a atenção de quem estava de caminhada pela Avenida Beira-Mar. Era a noite do projeto São João do Nordeste, que integrou a abertura da festa de São Pedro dos Pescadores, na noite do sábado (25). O palco, montado na Praia do Mucuripe, próximo ao Mercado dos Peixes, teve a companhia das jangadas, que serviram de cenário para o espetáculo. A população do entorno marcou presença.

Nas barracas, gente com atuação na comunidade, como a aposentada Dayse Abreu, comemorava. “Eu acho ótima essa festa aqui, porque é um ponto turístico, mas o show é simples, não é sofisticado, e a gente ainda vai ajudar, porque uma parte da venda vai ser revertida para a Igreja de São Pedro”. Já a pedagoga Valéria Teles, neta de pescador, relembrou a infância. “Nasci no Mucuripe, quando criança ia nas jangadas pro mar. E essas barraquinhas foram uma ótima oportunidade, porque as pessoas selecionadas são da comunidade”.

Às 20h30 em ponto, a quadrilha Gente da Terra pediu passagem em meio à multidão, num arrasta-pé pra lá de colorido, seguida pela quadrilha Encantos da Primavera. Era só o aquecimento. O convite estava lançado para o show que começaria, logo depois, em grande estilo com a cantora Sergiane. Vestida de cangaceira, a cearense, filha de Serjão do Forró, fez um show com direito a clássicos como “Numa sala de reboco”, “Anunciação”, “Sabiá” e “Esperando na janela”.

Em seguida, a Orquestra Sanfonas do Ceará, liderada pelo Maestro Zé do Norte, montou “acampamento” permanente no palco para acompanhar as atrações seguintes. Formada tanto por jovens como gente com mais experiência, o grupo também abriu espaço para uma sanfoneira mulher. No repertório, destaque para Luiz Gonzaga em “Asa branca”, “No Ceará num tem disso não” e “Xote das meninas”.

As “Chicas” prosseguiram na homenagem ao Rei do Baião, com toque de delicadeza e herança musical. O grupo formado por Paula Leal, Isadora Medella, Fernanda Gonzaga e Amora Pera (as duas últimas filhas de Gonzaguinha e, portanto, netas de Luiz Gonzaga) passaram por “Vida de viajante” e “Boiadeiro”. “Durante o São João mesmo, só tínhamos feito a abertura do show da Elba Ramalho no Rio. Queremos fazer nessa época do ano mais vezes. Estivemos em Fortaleza no Carnaval, é um lugar muito carinhoso com a gente”, revelaram momentos depois de descerem do palco.

Fausto Nilo subiu depois cantando grandes parcerias como “Sétimo céu”, com Geraldo Azevedo, “Depois da derradeira” e “Pedras que cantam”, ambos com Dominguinhos, e “Jardim dos animais”, com Fagner. O paraibano Chico César fechou a grande noite, invocando o convívio entre o novo e o velho e a força dos jangadeiros cearenses. Além de faixas do novo CD, como “Comer na mão” e “Deus me proteja”, o cantor e compositor se uniu a Fausto Nilo e Chicas para fazer o encerramento da noite.

Acesse aqui a programação completa da Festa de São Pedro dos Pescadores, que continua até quarta-feira (29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário