sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A desinformação sobre o destino do Orçamento da Prefeitura de Fortaleza

Navegando pela web esses dias, me deparei com uma notícia que me chamou atenção. A notícia falava sobre o mesmo “lenga-lenga” de sempre: “Altos gastos com o réveillon de Fortaleza” e uma notinha que dizia: “Para vereadores de oposição, festa causa detrimento da saúde e educação”.

Fico me perguntando de onde esses vereadores tiram essas idéias! Para quem não sabe, o vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil. E para isso o vereador tem que conhecer bem a sua cidade e seu povo para saber o que de fato é melhor para todos!

Saber os valores certos de quanto é gasto em eventos na Cidade de Fortaleza e de quanto o Município destina do seu orçamento para Saúde e Educação, são informações que alguns desses vereadores de oposição deveriam saber para não saírem fazendo juízo de valor e alimentando o status quo!

Não demorei muito pesquisando, e achei os dados sobre o orçamento do Município de Fortaleza para 2012, o dinheiro destinado a todos os eventos da cidade é consideravelmente menor que o montante destinado a Saúde e Educação. Fiz um gráfico para termos uma melhor visualização desses números:

(Dados do orçamento de 2012)

Se você assim como eu, vê o nosso réveillon com o mesmo olhar da Prefeita de Fortaleza, então vemos o nosso réveillon não como “gasto exorbitante”, mas sim como benefícios para nosso povo e nossa cidade! Hoje o réveillon de Fortaleza cria dezenas de empregos indiretos, lotam hotéis, os turistas aumentam os consumos dos nossos bens duráveis e não duráveis – taxis, restaurantes, artesanatos, praias, feiras, etc.

Com diz Mahatma Gandi: “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.”

Nós cidadãos de Fortaleza só vencemos com esse brilhante réveillon! Parabéns a Prefeitura de Fortaleza por ter nos proporcionado essa festa, começamos o ano muito bem!


Colombo Cirqueira

Ciêntista Social

2 comentários:

  1. Importante também pq que estas festividades, como o pré-carnaval e o réveillon, possibilitam às pessoas que não podem pagar uma oportunidade que a classe média, em geral, usufrui cotidianamente. Ou seja, além de aquecer a economia, o mérito do gasto também é democrático.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer então que para os nobres vereadores da oposição o povo não pode ter acesso ao entretenimento, ao lazer, ao divertimento, à festa? Só tem direito a ser feliz quem tem como pagar? Haja demagogia!

    ResponderExcluir