terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desafios da mobilidade urbana


Artigo objetivo, direto e transparente.
Foto retirada da internet

Priorizar o transporte coletivo sobre o individual e o público frente ao privado talvez seja o principal desafio que as grandes cidades brasileiras vêm enfrentando para melhorar a mobilidade das pessoas. Embora não seja simples inverter a lógica de dar prioridade aos veículos particulares nos espaços urbanos. 

Com base na disputa pelo espaço de circulação viária e enxergando a necessidade de se investir no transporte de massa para otimizar os deslocamentos bem como garantir a qualidade de vida da população, a presidente Dilma Rousseff sancionou em janeiro a Lei 12.587, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, determinando aos municípios com população acima de 20 mil habitantes a elaboração de planos de mobilidade urbana, a serem revistos a cada dez anos.
Além de promover a inclusão social, a equidade no uso do espaço público de circulação e o desenvolvimento sustentável das cidades, o principal avanço da lei é incentivar a utilização dos coletivos, motivando o usuário com tarifas acessíveis, informações nos pontos de embarque e desembarque e viagens mais rápidas.
Em Fortaleza, antes mesmo desta lei ser aprovada, implantamos uma nova política para o transporte público tendo como norte a acessibilidade. Como resultado, aumentamos o número de usuários em torno de 15%, entre 2005 e 2011! Esse crescimento está relacionado à manutenção tarifária, decorrente da desoneração de tributos, e dos demais benefícios conquistados, dentre os quais se destacam a meia ilimitada e a gratuidade para pessoas com deficiência.
No âmbito tarifário, a passagem de ônibus permanece a menor do País dentre cidades com sistema integrado e de mesmo porte. Além disso, criamos a tarifa e a hora social.
Cumprindo as diretrizes da lei, o próximo passo será a implantação de faixas prioritárias para coletivos, visando maior velocidade operacional, facilidade no deslocamento da população e captação de novos passageiros. Assim, caminhamos firmes para a resolução dos desafios de deslocamento e tráfego urbano.
Luizianne Lins
Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário