terça-feira, 5 de junho de 2012

"Os avanços do meio ambiente", artigo escrito pela Prefeita Luizianne Lins


Foto retirada da internet

Um desenvolvimento sustentável pautado pela excelência dos critérios econômicos, sociais, políticos, ambientais e éticos. Este foi o desafio assumido por nossa gestão para corrigir décadas de omissão e descaso no ordenamento urbano e nas políticas ambientais de Fortaleza. E comemoramos hoje mais um Dia Mundial do Meio Ambiente contabilizando avanços inéditos na história de nossa Cidade!

Nossas conquistas se devem ao fato de compreendermos que a questão ambiental está ligada a crescimento econômico, habitação, transporte urbano, saúde, saneamento e lazer. Nosso programa de habitação tirou milhares de pessoas de áreas de risco. Até o fim de 2012, serão 12.235 famílias beneficiadas. Mas não entregamos apenas as casas! Também realizamos a requalificação ambiental, urbanização, infraestrutura e saneamento dos locais. É o caso da Lagoa do Urubu, onde foi feita a dragagem na lagoa, limpeza de vegetação da superfície do espelho d’água e urbanização do entorno.

Um dos grande avanços de nossa gestão foi a criação, em 2006, das duas únicas Unidades municipais de Conservação de Fortaleza: o Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba. Elaboramos atualmente o plano de implantação do projeto sueco Fator Verde. Com ele, a Sabiaguaba deve se tornar o primeiro bairro ecológico de Fortaleza.

Também intensificamos as ações de arborização. Até maio, mais de quatro mil árvores semiadultas foram plantadas. Arborizamos, entre outros locais, sete recursos hídricos, quatro escolas municipais, três parques e dois Centros de Triagem.

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Fortaleza 
está mobilizada a partir de ações da Semam. Distribuímos mais de 1,5 mil mudas e realizamos uma série de atividades socioambientais como o seminário Fortaleza Rio +: 20 Serviços Ambientais e Cidades Sustentáveis. São com iniciativas como essas que damos mais um passo na construção de uma Fortaleza ambiental e sustentável.

Luizianne Lins
luiziannelins@bol.com.br 
Jornalista e prefeita de Fortaleza
Fonte: Jornal O Povo
Link: http://migre.me/9mHXB

Nenhum comentário:

Postar um comentário