terça-feira, 22 de março de 2011

Fortaleza é a capital mais visitada do Nordeste. A “culpa” é da prefeita?



Eis artigo do professor Moacir Tavares (UFC) com o título “A Prefeitura sabe fazer festa… e induzir o turismo”. Ele aborda o fato de a Capital cearense ter sido a mais vitada pelo turista, segundo pesquis do site Hoteis.com. Confira:

Caro leitores, quando pautei nesse espaço tema sobre o bom evento que foi o Carnaval e naquele artigo imputava culpa à prefeita Luizianne Lins (PT) por esse sucesso, fui alvo de críticas de toda ordem. A democracia é assim, são todas apreciadas em detalhes.
Várias das crítica afirmavam que nós do governo municipal só sabíamos festejar. Eu contrapus o argumento de que atos festivos, com destaque para o Reveillon, Pré-Carnaval e o próprio Reinado de Momo, seriam indutores do turismo e, por consequência, de emprego e renda na “loira desposada do sol”.
Matéria jornalística do O POVO desta terça-feira afirma que Fortaleza é hoje o destino turístico mais visitado do Nordeste. Superando Salvador e somos o quarto do Brasil.
Considere-se o fato da concentração de arquitetura barroca nos sítios históricos localizados em Olinda-Recife e Salvador como atrativo de peso para o setor turístico, então o que justifica o crescimento do turismo em Fortaleza?
A meu juízo, uma política bem desenhada para o setor, pelo indutor municipal desse arranjo econômico, qual seja a Secretaria Municipal de Turismo que, sob a batuta da prefeita Luizianne Lins e a direção competente dos secretários e, em especial da secretária Patrícia Aguiar, colocam a nossa querida cidade em posição de destaque nacional, sem se esquecer a participação efetiva do trade turístico local.
Reafirmo que as ações que dão visibilidade de massa – como as festas populares já citadas, cumprem asim uma dupla função: democratizar a festa e o acesso a eventos nacionais de arte e promover a cidade mais festeira do Brasil e, agora, a mais visitada do Nordeste.
Ia me esquecendo de dizer: na minha modesta opoinião, isso tudo é culpa da Prefeita. Não adianta tergiversar.Vamos festejar e promover a cidade.
* Moacir Tavares é cirurgião-dentista, professor da UFC, doutor em Saúde Pública pela USP, dirigente do PT e gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário