Av. Bezerra de Menezes | Foto: Fábio Lima |
Uma nova etapa da instalação do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que faz parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), está sendo executada. Desta vez, a intervenção conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), que fará alterações de circulação em algumas vias no entorno da Av. Bezerra de Menezes e a instalação de um novo semáforo na avenida.
Quando o corredor exclusivo para ônibus estiver em funcionamento, as paradas de transporte coletivo serão no canteiro central da Bezerra de Menezes e, por isso, todas as conversões à esquerda e os retornos tiveram que ser fechados. A alteração, que terá início esta semana, será para oferecer novas opções de rotas aos motoristas, com a criação de laços nos quarteirões. Esses consistem na travessia através do contorno por vias laterais, perpendicularmente, através de um cruzamento com semáforo, garantindo assim, segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
Com as mudanças, as ruas Gustavo Sampaio (entre R. Gal. Piragibe e R. Prof. Nogueira - sentido O/L), Pe. Anchieta (entre Av. Bezerra e R. Soares Bulcão - N/S) e José Cândido (entre Av. Bezerra de Menezes e Av. Soares Bulcão - S/N) passarão a ter sentido único. A intervenção também contempla a instalação de um semáforo no cruzamento da R. José Barcelos com Av. Bezerra de Menezes e a desativação do estágio exclusivo para conversão à esquerda no semáforo do cruzamento com a R. Pe. Anchieta.
Após as alterações, os motoristas que trafegam pela Av. Bezerra de Menezes (sentido Oeste/Leste) terão uma nova opção de retorno. Para tanto, será preciso fazer o seguinte itinerário: dobrar à direita R. Arruda, à esquerda na R. Gustavo Sampaio, à esquerda na R. José Barcelos e a terá a opção de seguir em frente na R. José Cândido ou dobrar à esquerda na Av. Bezerra de Menezes.
A medida visa dar mais segurança ao tráfego de veículos desta região, reduzindo os conflitos e os riscos de acidentes existentes nesta via. Após a alteração, agentes de trânsito da AMC ficarão no local orientando os motoristas até que eles se acostumem com a mudança. A sinalização vertical e horizontal de todas as ruas afetadas por esta intervenção também será totalmente adequada, evitando dúvidas e enganos por parte dos condutores.
Sobre a obra
A Av. Bezerra de Menezes está sendo totalmente restaurada pelo Transfor e integra o corredor de transporte Antônio Bezerra/Papicu, que irá interligar os dois terminais reservando faixa exclusiva para o transporte coletivo. As obras de drenagem, pavimentação, reforma dos canteiros centrais e padronização das calçadas se encontram em andamento, sendo que a etapa final inclui a complementação da sinalização horizontal e vertical, além da adequação dos semáforos para promover melhor fluidez no trânsito daquela região, que é bastante intenso. O valor total da obra é de R$ 17 milhões e a previsão para conclusão é em abri
Nenhum comentário:
Postar um comentário