quarta-feira, 2 de março de 2011

Obras na Av. Bezerra de Menezes alteram circulação de vias do entorno

As alterações são necessárias por conta da implantação do corredor exclusivo para ônibus.

Av. Bezerra de Menezes | Foto: Fábio Lima
Uma nova etapa da instalação do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que faz parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), está sendo executada. Desta vez, a intervenção conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), que fará alterações de circulação em algumas vias no entorno da Av. Bezerra de Menezes e a instalação de um novo semáforo na avenida.

Quando o corredor exclusivo para ônibus estiver em funcionamento, as paradas de transporte coletivo serão no canteiro central da Bezerra de Menezes e, por isso, todas as conversões à esquerda e os retornos tiveram que ser fechados. A alteração, que terá início esta semana, será para oferecer novas opções de rotas aos motoristas, com a criação de laços nos quarteirões. Esses consistem na travessia através do contorno por vias laterais, perpendicularmente, através de um cruzamento com semáforo, garantindo assim, segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

Com as mudanças, as ruas Gustavo Sampaio (entre R. Gal. Piragibe e R. Prof. Nogueira - sentido O/L), Pe. Anchieta (entre Av. Bezerra e R. Soares Bulcão - N/S) e José Cândido (entre Av. Bezerra de Menezes e Av. Soares Bulcão - S/N) passarão a ter sentido único. A intervenção também contempla a instalação de um semáforo no cruzamento da R. José Barcelos com Av. Bezerra de Menezes e a desativação do estágio exclusivo para conversão à esquerda no semáforo do cruzamento com a R. Pe. Anchieta.

Após as alterações, os motoristas que trafegam pela Av. Bezerra de Menezes (sentido Oeste/Leste) terão uma nova opção de retorno. Para tanto, será preciso fazer o seguinte itinerário: dobrar à direita R. Arruda, à esquerda na R. Gustavo Sampaio, à esquerda na R. José Barcelos e a terá a opção de seguir em frente na R. José Cândido ou dobrar à esquerda na Av. Bezerra de Menezes.

A medida visa dar mais segurança ao tráfego de veículos desta região, reduzindo os conflitos e os riscos de acidentes existentes nesta via. Após a alteração, agentes de trânsito da AMC ficarão no local orientando os motoristas até que eles se acostumem com a mudança. A sinalização vertical e horizontal de todas as ruas afetadas por esta intervenção também será totalmente adequada, evitando dúvidas e enganos por parte dos condutores.

Sobre a obra
A Av. Bezerra de Menezes está sendo totalmente restaurada pelo Transfor e integra o corredor de transporte Antônio Bezerra/Papicu, que irá interligar os dois terminais reservando faixa exclusiva para o transporte coletivo. As obras de drenagem, pavimentação, reforma dos canteiros centrais e padronização das calçadas se encontram em andamento, sendo que a etapa final inclui a complementação da sinalização horizontal e vertical, além da adequação dos semáforos para promover melhor fluidez no trânsito daquela região, que é bastante intenso. O valor total da obra é de R$ 17 milhões e a previsão para conclusão é em abri

Nenhum comentário:

Postar um comentário