sexta-feira, 11 de março de 2011

Programa Credjovem recebeu 210 Planos de Negócio



A última edição do programa CredJovem, promovido pela Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu 210 Planos de Negócio. Ao todo, 430 candidatos estão concorrendo ao incentivo da Prefeitura para montar projetos de empreendimentos produtivos, de serviços ou de comércio. O próximo passo será avaliar a viabilidade de cada proposta, executada por consultores externos e por técnicos da Secretaria.
O Programa se destina prioritariamente a jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é incentivar a geração de trabalho e renda entre os pequenos empreendedores populares, a partir de um contrato de empréstimo firmado com a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para desenvolver propostas de empreendimentos de até R$ 15 mil. O valor da devolução é de 60% do montante do financiamento, a ser pago após seis meses de carência. Finalizada a carência, a devolução acontecerá em 15 parcelas mensais, sem juros.
Cada proposta apresentada no programa CredJovem possui pelo menos dois integrantes, residentes em Fortaleza, que tenham estudado na rede pública de ensino. Após a aprovação dos consultores externos, os jovens empreendedores serão submetidos a uma avaliação técnico-social, a fim de avaliar o domínio de seu empreendimento e o perfil do candidato. Em seguida, os beneficiados receberão capacitação voltada para o gerenciamento de negócios.
Novas inscrições para o programa CredJovem estão previstas ainda para o primeiro semestre de 2011. Para adquirir o financiamento, o candidato precisa elaborar um Plano de Negócio. Para isso, basta se dirigir à Célula de Fomento ao Trabalho de Jovens (CFTJ) da SDE, onde poderá obter todas as informações. Além da proposta de negócio, os interessados devem apresentar o documento de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço e histórico escolar. A central de atendimento também está disponível para outras informações (3452.6182).
:: Saiba Mais
Nos últimos cinco anos, o programa CredJovem beneficiou 456 pessoas, responsáveis pela criação de 156 empreendimentos, distribuídos pelas seis secretarias executivas regionais (SERs). Nesta nova etapa, a previsão é beneficiar mais 130 projetos, com investimentos que chegam a R$ 1,6 milhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário