sexta-feira, 29 de abril de 2011

Geração de emprego em Fortaleza é a maior do Nordeste

A Cidade superou Salvador e Recife, gerando mais empregos nas atividades de serviços, comércio e na indústria.

Foto: Fábio Lima
A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), lançou hoje (29), em entrevista coletiva, a publicação “O Mercado de Trabalho de Fortaleza – 2005 a 2010”. O documento traz informações sobre a expansão do mercado de trabalho formal nos últimos cinco anos. As informações foram apresentadas pelo titular da Secretaria, José de Freitas Uchoa, além do assessor técnico, Inácio Bessa.

O estudo foi elaborado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Dentre as nove regiões metropolitanas, Fortaleza aparece em 1º lugar, no período de 2005 a 2010, com a geração de 181.672 empregos formais, seguida por Salvador (147.400 empregos) e Recife, onde o número de pessoas admitidas é superior em 140.160 ao daquelas que perderam os seus empregos.

“Como analista de mercado, posso assegurar que Fortaleza é hoje a metrópole do emprego”, ressaltou o assessor técnico Inácio Bessa. A Cidade superou Salvador e Recife, por subsetor de atividade econômica, gerando mais empregos nas atividades de serviços (83.406 postos de trabalho), comércio (45.588 postos de trabalho) e na indústria, onde foram criados 24.634 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Embora apareça em 3º posição, Fortaleza teve o maior crescimento no setor industrial, em comparação com as demais capitais do Nordeste, com a criação de 14.284 novos empregos com carteira assinada. As pessoas empregadas nesse setor são as de melhor remuneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário