domingo, 3 de abril de 2011

O desafio de mobilizar mentalidades



Artigo escrito pelo Vereador  e Lider da Prefeita Luizianne Lins, Ronivaldo Maia.

Em 2004, recebi o convite para ser secretário na gestão da prefeita Luizianne Lins. A Emlurb me possibilitou perceber a grandeza do desafio. Enquanto no início de 2005 repercutia o incômodo que causava a presença do lixo em alguns bairros (“nobres”), em outros as pessoas pareciam haver naturalizado o convívio com rampas e montes de lixo. A relação de colapso com a prestadora do serviço e a incapacidade da Prefeitura de enfrentá-la instalava um quadro grave.

Assim como eu, outros secretários, cada qual com sua missão, se deparavam com o desafio de inverter as prioridades. Tratar igualmente desiguais não seria justo. A cidade precisava cuidar melhor das mulheres, das crianças, da juventude, dos idosos, dos usuários do SUS, das pessoas com transtornos mentais, dos trabalhadores que utilizam o transporte público e dos moradores das áreas de risco.

Passados seis anos, como é bom ver que hoje temos políticas públicas consistentes e inovadoras em todas essas áreas. Em briga de marido e mulher agora se metem acolhimento, apoio e tratamento voltado para mulheres vítimas de violência. O Projovem, Popfor, CAPS, Cuca, fardamento e transporte escolar, merenda de qualidade e terceiro turno nos postos de saúde são apenas algumas das ações que hoje fazem parte da nossa realidade.

Que bom ver programas para a melhor idade. Que bom ver a passagem de ônibus mais barata do Brasil em sistema integrado. Que bom ver áreas de risco sendo eliminadas e pessoas recebendo moradias dignas.

Até mesmo para os que medem os avanços das gestões pelos canteiros de grandes obras a Prefeitura tem boas novas a anunciar. Depois de 70 anos, o estádio Presidente Vargas foi totalmente reformado. O Hospital da Mulher segue com obras em ritmo avançado. Vila do Mar e Cuca Che Guevara estão requalificando uma área por anos esquecida. Transfor e Drenurbs estão mudando as condições da malha viária da cidade.

Tudo isso nos faz pensar que o esforço coletivo de inverter prioridades é também um esforço de mobilizar mentalidades. Administrar uma cidade com profundas dívidas sociais não é tarefa fácil. Como vereador, quero, sinceramente, colaborar, debater e partilhar os problemas, propor alternativas e construir soluções.

Ronivaldo Maia, vereador do PT e líder da prefeita

Nenhum comentário:

Postar um comentário