sexta-feira, 15 de abril de 2011

Passeio Público recebe um dia inteiro de atividades dedicadas ao livro e à leitura

No encerramento da Festa do Livro e da Rosa, acontece o lançamento da quinta edição da Revista Farol.

Lançamento da quinta edição da Revista Farol encerra a
Festa do Livro e da Rosa
Em sua sexta edição e promovida pela primeira vez pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Festa do Livro e da Rosa acontece no Passeio Público, na próxima segunda-feira (18), a partir de 8h30. Como parte da política de incentivo ao livro e à leitura, implementada pela Coordenação de Literatura da Secultfor, o encontro, aberto ao público, prevê conversas entre escritores, rodas de leituras, lançamentos literários, oficinas e, claro, distribuição de rosas.

A programação local tem início a partir da contação de histórias do Grupo Era Uma Vez. Ao longo da manhã, o RPG também ganha espaço no Passeio Público, assim como as oficinas e os lançamentos literários. Mas o ponto alto da manhã promete ser o lançamento oficial da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontecerá na Praça do Ferreira, de 14 a 17 de setembro. Nesta edição, a Feira terá espaços de leituras, atrações nacionais e a distribuição de 4.000 livros para crianças de escolas públicas de Fortaleza e região. Entre as atrações confirmadas para este ano, estão os escritores e contadores de histórias Giba Pedrosa (SP) e Rosana Mont'alverne (MG), além do palhaço Glauter Barros (RJ) e do mímico Jiddu Santana (RJ).

A tarde também reserva momentos para refletir o aqui e agora. Com a mediação do coordenador de Literatura da Secultfor, Urik Paiva, o Encontro dos Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura promete acender o debate sobre os resultados de uma parceria firmada entre sociedade civil e os poderes públicos municipal, estadual e federal. A partir de 16h30, é o próprio Passeio Público que protagoniza o debate público com a medição da professora Cleudene Aragão e participações dos escritores Angela Gutierrez, Vania Vasconcelos e Raymundo Netto, além de Thereza Leite e a Coordenadora do Passeio Público, Renata Onofre.

O pôr do sol chega com Carlinhos Perdigão, que lança o livro “Fragmentos” e faz uma apresentação musical. Além do som, a dança: o Programa Intercâmbios leva ao Passeio os espetáculos “Um Punhado de Corpo-Terra”, com Marina Carleial; e “Interferências”, com o Núcleo DOC Dança. No encerramento da festa, o lançamento da quinta edição da Revista Farol promete outras horas de namoro e enlevo com a leitura.

Acreditando que as ações de fomento à leitura são fundamentais para o desenvolvimento das noções de cidadania e da preservação dos direitos culturais, a Prefeitura de Fortaleza vem apostando na ampliação do universo da leitura no público infanto juvenil através de vários instrumentos pensados para democratizar o acesso aos livros e construir uma via de oportunidades a novos autores e ilustradores da literatura infanto-juvenil.

:: MAIS
Em Fortaleza, a Festa do Livro e da Rosa, evento de fomento à leitura, antecipa a comemoração oficial do Dia Mundial do Livro e da morte de Miguel de Cervantes, em 23 de abril. Na Catalunha, o 23 de abril, além de ser o dia do padroeiro, Sant Jordi (São Jorge em catalão), é também o dia das rosas e dos livros. A tradição consiste em oferecer rosas e livros às pessoas que se estimam.

:: PROGRAMAÇÃO
8h30 - Contação de histórias com o Grupo Era Uma vez
8h30 - Início do RPG com o grupo Vila do RPG
9h30 - Oficina de criação literária com o escritor Almir Mota
10h - Lançamento do livro "Histórias de Roça, ciranda cirandinha venha o monstro cirandá", de Elias de França com Ilustrações de Daniel Diaz
10h30 - Oficina de Desenho com o ilustrador Ramon Cavalcante
11h - Lançamento oficial da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza
14h - Contação de histórias com o Grupo Era Uma vez
14h - Encontro Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura - Mediação: Urik Paiva
14h30 - Oficina de Criação literária com o escritor Almir Mota
15h30 - Oficina de Leitura e Produção de Brinquedo com Luana Oliveira
15h30 - Oficina de desenho com o ilustrador Ramon Cavalcante
16h30 - Travessias Literárias – mediação: Cleudene Aragão. O Passeio Público no tempo e nas artes com os escritores Angela Gutierrez, Vania Vasconcelos e Raymundo Netto; Thereza Leite e a coordenadora do Passeio Público, Renata Onofre.
18h - Apresentação musical com Carlinhos Perdigão, que também lança o livro “Fragmentos”
19h - Programa Intercâmbios - apresentação dos espetáculos de dança Um Punhado de Corpo-Terra, com Marina Carleial; e Interferências, com o Núcleo DOC Dança
19h30 - Lançamento da quinta edição da Revista Farol

:: SERVIÇO
Festa do Livro e da Rosa
Data: segunda-feira, 18 de abril
Horário: de 8h30 às 21h
Local: Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro – próximo à Santa Casa de Misericórdia)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário