segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prefeitura se defende de falsas acusações da revista Veja


Como sempre a revista Veja tem demonstrado seu ódio para com as administrações petistas. Foi assim com o Governo Lula e não seria diferente com o Governo da Luizianne. Veja a nossa resposta:

A REVISTA VEJA OMITE A VERDADE DOS FATOS
Por trás de todas as suposições levantadas na mais recente edição da revista Veja está a disputa eleitoral de 2012 e a tentativa de desacreditar o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Prefeita Luizianne Lins.
A Revista reúne uma série de especulações que não corresponde à verdade dos fatos para compor uma matéria cujo único objetivo é atacar a honra e a dignidade da Prefeita no exercício do seu mandato administrativo e também da sua vida pessoal. Vejamos as verdades omitidas por Veja:

FORTALEZA É UMA DAS CAPITAIS QUE MAIS INVESTE EM SAÚDE NO PAÍS
Para ficar bem claro: embora a rede pública de Saúde em Fortaleza – assim como no restante do Brasil – ainda precise de muitas intervenções para alcançar o ideal ao que o cidadão quer e tem direito, a Saúde é prioridade no atual governo e o atendimento aos fortalezenses promovido pela Secretaria Municipal de Saúde não corre perigo de parar ou entrar em colapso por falta de pagamento a fornecedores, como quis induzir a crer a revista Veja.
O montante de 98,91% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) à Prefeitura de Fortaleza para pagamento a fornecedores do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo aplicado regularmente.
O Executivo Municipal reconhece pendências em pagamentos que somam 1,09% do valor total das transferências do FNS. O débito existente está sendo negociado com as respectivas unidades prestadoras de procedimento ambulatorial e hospitalar, que estão longe de suspender seus serviços.
A rigor nos últimos seis anos, Fortaleza tem se destacado no cenário nacional entre as capitais que mais aplicam recursos próprios na Saúde.
A despeito do limite constitucional mínimo de 15% da receita municipal para ser aplicada em ações e serviços de Saúde, a Prefeitura de Fortaleza tem investido mais de 20% de sua arrecadação para este fim.
Os resultados desse esforço financeiro podem ser traduzidos em números com expressivo impacto social. O total de equipes do Programa Saúde da Família, por exemplo, triplicou desde 2005 e hoje em torno de 50% dos fortalezenses são atendidos pelo PSF. A mortalidade infantil, por sua vez, foi reduzida em 50%, baixando de 21,2 óbitos para 11,98 falecimentos por 1000 nascidos vivos, com 400 crianças salvas só em 2010. E a mortalidade materna foi reduzida em 60%.
Diferente do que a Veja sugeriu, nenhum paciente da rede pública municipal de saúde deixou de receber atendimento devido aos shows programados para os festejos dos 285 anos da capital do Ceará. Tais espetáculos não contaram com verbas da Saúde. Misturar financeiramente esses assuntos no noticiário serve apenas para desinformar a população.

A CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS PELA PREFEITURA SEGUE A LEI DE LICITAÇÕES
Todas as contratações de artistas realizadas pela Prefeitura de Fortaleza desde 2005 foram legais, pois obedeceram aos critérios da Lei n. 8.666/93, em seu artigo 25, inciso 3, que determina ser “inexigível a licitação” para contração de profissional de qualquer setor artístico desde que “consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.
Caetano Veloso e Daniela Mercury foram contratados na forma da lei.

ESTRATÉGIA DA PREFEITURA DEU DESTAQUE A FORTALEZA NO TRADE TURÍSTICO
As festas de réveillon e em datas comemorativas nacionais e locais patrocinadas pela Prefeitura integram um planejamento estratégico da Prefeitura de Fortaleza para alavancar o turismo na capital do Ceará.
O réveillon de Fortaleza é considerado hoje o segundo mais popular do Brasil, atrás apenas dos festejos realizados no Rio de Janeiro.
A organização das comemorações do ano novo e das datas comemorativas de Fortaleza mostrou-se um trabalho bem-sucedido da Prefeitura junto ao trade turístico nacional.
Tal estratégia consolidou, agora em 2011, a capital do Ceará como o principal destino dos turistas brasileiros que vêm para o Nordeste e o quarto do país. Isso significa maior geração de emprego e renda para os fortalezenses.

CARTÃO CORPORATIVO
Desde março de 2008, a Prefeitura de Fortaleza não dispõe de cartões corporativos. Enquanto foi utilizada na atual gestão, essa modalidade de pagamento realizou compras dentro da legalidade.
O Executivo Municipal tem usado de total transparência com os órgãos do Tribunal de Contas do Município (TCM) e com o Ministério Público. As informações e os comprovantes de gastos, quando os cartões corporativos eram utilizados, estão sendo repassados conforme os ritos processuais.
A atual gestão é conhecida pelo modo transparente e participativo como lida com a coisa pública. Em ranking de transparência divulgado pelo Instituto de Estudos Sócio-econômicos (Inesc), Fortaleza ficou em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste.

A CASA DA MÃE DA PREFEITA EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL É LEGAL
Desde janeiro de 2009, dona Luiza, mãe da prefeita Luizianne Lins, possui legalmente uma casa na praia do Batoque, fato público que consta inclusive na declaração de bens apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral no ano de 2010.
Ainda em 2009, o imóvel foi reformado com autorização do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – e da Associação de Moradores da localidade. Tudo dentro da mais perfeita legalidade.
No início de 2011, devido às chuvas que marcam esta época do ano no Ceará, o imóvel foi alagado diversas vezes, colocando em risco a integridade física dos habitantes e comprometendo a reforma anteriormente realizada e autorizada pelo Instituto.
Dona Luiza consultou o engenheiro responsável pela reforma da casa (Danilo Bezerra de Menezes – CREA – CE 9193), que recomendou o início imediato de uma obra complementar de proteção, pois a estrutura física e as instalações elétricas estavam comprometidas ao ponto de pôr em risco a vida de quem se encontrava dentro da casa.
Dona Luiza decidiu, então, construir uma pequena laje de proteção, de apenas 30 metros quadrados, restrita ao perímetro já construído anteriormente.
O ICMBio alertou, porém, dona Luiza da necessidade de autorização prévia para qualquer obra levantada nesta área – mesmo na laje de 30 metros quadrados.
Diante do alerta, a obra foi paralisada e todos os documentos e informações solicitadas estão sendo apresentados de forma a regularizar sua situação junto ao Instituto.

DONA LUIZA NÃO USOU “LARANJA” ALGUM
A respeito da placa em frente à propriedade no Batoque, informamos que foi inscrito o nome da irmã de Dona Luiza, Maria Auxiliadora Quevedo, por questões de privacidade e segurança. Diante da polêmica despertada pela injusta acusação de uso de “laranja”, Dona Luiza resolveu substituir a placa por outra com seu próprio nome.

A SEGURANÇA NA CASA DA MÃE DA PREFEITA TAMBÉM É LEGAL
Sobre os guardas municipais em frente à casa de dona Luiza em Fortaleza, informamos que a comissão de trabalho formada em 2003, antes mesmo da posse da atual Prefeita, orienta o formato e a extensão da segurança do chefe do Poder Executivo Municipal.
Desde 2005, acatando orientação desta comissão, a segurança da Prefeita Luizianne Lins é estendida à casa de sua mãe, a senhora Luiza Lins, em razão da constante presença no local da chefe do Executivo Municipal e de seu filho.
Todas as ações de segurança tomadas pela Guarda Municipal visam cumprir as determinações previstas no artigo 3º da Lei Complementar nº 004 de 16 de julho de 1991, com as alterações na Lei Complementar nº 0019 de 08 de setembro de 2004, também anterior à atual gestão à frente do Palácio do Bispo.

JARDIM JAPONÊS SUBSTITUI TERRENO REPLETO DE LIXO E RATOS
Erguido em parceria com o Governo Federal, o Jardim Japonês veio substituir uma área degradada, onde o lixo e os ratos se avolumavam, para se tornar mais uma atração na orla de Fortaleza.
Aberto das 10h às 22h, sete dias por semana, o Jardim Japonês faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura junto ao trade turístico que levou Fortaleza a ocupar o topo do ranking das capitais visitadas por turistas brasileiros no Nordeste.

RECURSOS FORAM PROVENIENTES DO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
Os recursos para a obra foram conseguidos junto ao Ministério do Turismo em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil. O Jardim foi batizado com o nome do primeiro imigrante da colônia japonesa radicado em Fortaleza.
O Jardim Japonês faz parte de um conjunto de obras municipais que visam a urbanizar e revitalizar a orla de Fortaleza. Entre elas: o Vila do Mar, que abrange a região entre a Barra do Ceará e o Pirambu e a recuperação do longo trecho que vai da Praia de Iracema à Praia do Futuro, que conta ainda com a construção da Praça do Futuro.

Esta é a verdade dos fatos. Tudo mais é especulação eleitoreira com o objetivo de desqualificar o PT e a Prefeita. Os ataques de Veja à honra de Luizianne Lins serão respondidos judicialmente.

Prefeitura de Fortaleza.

Um comentário:

  1. Qualquer informação vinda da revista Veja não deve merecer credibilidade do povo brasileiro. Devemos ler outras publicações pra compreender melhor a nossa realidade, através do contraditório e entender a verdade dos fatos. A Veja faz um jornalismo polichinelo, ou seja, aquele jornalismo aético, debochado, mentiroso, venal que procura denegrir a imagem de políticos ou de determinada administração. É uma publicação que procura desqualificar o Ceará, que está num processo acelerado de crescimento, e a cidade de Fortaleza. Polichinelo, é uma corruptela de Paolo Cinelli, famoso comediante de Nápolis do século XVI. Paolo Cinelli criou o Polichinelo que é um personagem da comédia italiana caracterizado pelo nariz longo, corcunda, barriga grande, barrete e roupas multicoloridas e pela fala tremida e esganiçada, que o dicionarista Aurélio acrescenta que é também um homem apalhaçado, bobo, sem dignidade. A revista Veja deveria dizer claramente de que lado está. Se bem que a gente pode afirmar que é uma publicação de direita que está a serviço de forças que querem um Brasil pior, atrasado, enfim, a serviço do conservadorismo brasileiro que está fazendo de tudo pra voltar ao poder. Imagine o que o presidente Lula sofreu com a publicação de informações deturpadas em suas páginas sobre o seu governo e a pessoa do ex-presidente. Devemos fazer uma campanha para não ler mais a revista Veja porque esse veículo de comunicação está lamentavelmente a serviço do mau jornalismo.

    ResponderExcluir