Começa hoje e será concluida amanhã a transferência dos vendedores ambulantes instalados na praça Capistrano de Abreu (da Lagoinha) para a praça Castro Carreira, conhecida como praça da Estação. O local, conforme anunciou ontem a secretária regional do Centro, Luiza Perdigão, deverá ser o novo espaço de trabalho para os cerca de 1.300 comerciantes, pelo menos até que se defina a pendência judicial que existe em torno de um terreno na rua Princesa Isabel que irá sediar mais um camelódromo na região central.
Essa área é vizinha ao atual Centro de Pequenos Negócios (CPN), onde estão os vendedores que ocupavam o Beco da Poeira. A mudança do pessoal da Lagoinha será realizada no período das 8 às 17 horas. Hoje deverão providenciar suas transferências os ambulantes com nomes começados com letras de A a F. Amanhã serão os de G a Z. Eles terão até o dia 10 de maio para adquirir suas barracas que terão forma e dimensões padronizadas. “O modelo foi escolhido por eles”, disse a secretária.
Com a instalação dos ambulantes na praça da Estação, apenas duas plataformas da área ficarão ocupadas pelos ônibus intermunicipais que fazem ponto do local. Toda a área restante será para os comerciantes. De acordo com a secretária, o funcionamento da feira no local, das 8 às 18 horas, deverá revigorar o movimento naquela região do Centro, que atualmente registra pouca ocupação comercial.
Por outro lado, ela aponta como vantagem da nova localização para os ambulantes o fluxo considerável de pessoas que utilizam os trens que chegam e saem na Estação João Felipe, e ainda os que se dirigem à Emcetur, centro de artesanato instalado na antiga cadeia pública, localizado nas imediações. Os comerciantes ficarão distribuídos em quatro setores. os quais serão identificados pelas cores azul, verde, amarela e vermelha.
Luiza destacou a parceria e o diálogo mantido com os ambulantes na negociação da transferência. Agora todos estão cadastrados pela Secretaria Regional do Centro (Sercefor). Com a desocupação, a praça da Lagoinha será fechada com tapumes para a construção da primeira etapa do Parque da Cidade, que é a integração do local com a praça José de Alencar.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIAA feira reúne comerciantes que vendem confecções (são a maioria), eletrodomésticos usados, alimentos, e ainda dois cabeleireiros. Na praça da Estação eles ficarão distribuídos por setores de forma organizada.
Fonte: Jornal O POVO
LINK:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/04/09/noticiafortalezajornal,2123602/transferencia-comeca-hoje.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário