terça-feira, 19 de abril de 2011

Um jardim que é japonês



Luizianne Lins - Prefeita de Fortaleza



Na semana passada, nossa amada Fortaleza completou 285 anos. Além das comemorações que promovemos, entregamos para o povo mais uma obra inovadora, o Jardim Japonês Jussaku Fujita (primeiro imigrante daquele país a chegar aqui, em 1923).

Assim como acontece em muitas capitais, agora Fortaleza tem um pedaço do Japão, esse país de cultura milenar admirado por sua força, equilíbrio e harmonia.

Ele é também um novo espaço de entretenimento na cidade. Uma praça da mais alta qualidade, instalada num local querido para quem frequentava a Beira Mar na década de 80, mas que nos últimos anos vinha acumulando mato.

A rampa do Granville, como era conhecido o local, agora abriga um jardim realmente lindo! Tanto que já podemos ver diariamente centenas de visitantes. E quem ainda não o conheceu, sugiro que o faça imediatamente.

Tudo nele tem uma simbologia especial. A nascente d’água e o lago lembram o acúmulo de experiência da vida, bem como a cascata expressa força e juventude. A ponte simboliza a ligação entre a Terra e o Paraíso, e o templo é destinado à meditação e prática de atividades orientais. Para completar, cerca 50 espécies de plantas compõem o paisagismo e um jardim suspenso assegura o isolamento acústico necessário para que a praça transmita a sensação de paz que está encantando os visitantes. Tudo isso com 
uma iluminação especial que deixa o local ainda mais bonito à noite.

Esse desejo do cearense em conhecer o Jardim Japonês, para mim, é uma demonstração de que nós temos, sim, admiração e interesse por outras culturas. Assim como os japoneses, nós somos um povo que cultua a paz e quer reafirmar isso.

Como eu disse na inauguração, acredito na construção de uma sociedade planetária onde todos poderemos viver verdadeiramente como 

irmãos e irmãs, sem preconceitos e em harmonia. Pois o Jardim Japonês enfatiza isso. Assim como está representado nos totens que compõem a sua decoração, nós queremos prosperidade, felicidade, fortaleza e fé. Viva o Japão! 

Viva Fortaleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário