quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vila do Mar responde demanda histórica da comunidade

Projeto de urbanização e requalificação ambiental abrange todo o litoral oeste de Fortaleza. 


maravilha-entrega-ej-08-04.jpg
  Obras do Vila do Mar | Foto: Thiago Gaspar

Durante a visita de acompanhamento às obras de urbanização do Projeto Vila do Mar, nesta terça (12), na orla oeste da cidade, a prefeita Luizianne Lins mostrou à imprensa a planta dos primeiros três quilômetros, em avançado estágio, e comentou “que o projeto responde a uma demanda histórica do povo do Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará, que há mais de 50 anos reivindicava regularização e urbanização daquela região”.

Após entrar numa das novas barracas em construção, que substituirão as atuais barracas de praia do Pólo de Lazer da Barra, a prefeita apontou para os calçadões e disse que “é uma doçura ver a ocupação dos novos espaços pelas pessoas. Isso demonstra como a comunidade está se sentido parte do projeto”. A prefeita, acompanhada de pessoas da comunidade, imprensa e secretários de governo, percorreu um trecho do amplo calçadão em pedra cariri, onde estão sendo edificadas as novas barracas.

A urbanização da faixa litorânea, contempla 5,5, km de extensão, indo da praia de Barra à praia do Kartódromo, com uma avenida em paralelepípedo, calçadões, ciclovia, praças, quadras poliesportivas, um memorial da cultura, um centro de artes ofícios e uma grande praça dedicada aos pescadores artesanais. O trecho em obras já avança em três quilômetros, além da via, já foram construídas uma praça e duas quadras poliesportivas.

A prefeita evidenciou que o projeto foi intitulado de Vila do Mar visando reproduzir o ambiente da pesca artesanal, onde os pescadores são protagonistas de uma cultura tradicional. “Queremos ampliar as possibilidades de renda para os pescadores e outros empreendedores da região, estimulando também o turismo”, reforçou a Prefeita.

De acordo com a coordenadora do Projeto Vila do Mar, Rocicleide Silva, ainda neste semestre uma primeira etapa da urbanização será entregue à população. No mesmo período, também serão reassentadas as primeiras 264 famílias que sairão de áreas de risco e de preservação ambiental permanente para ocupar apartamentos confortáveis, com toda a infraestrutura e serviços públicos, localizados a apenas dois quilômetros do litoral. Ao todo, estão sendo construídas 1.434 unidades habitacionais, que serão entregues até o segundo semestre de 2012. Além disso, 7.010 ações de regularização fundiária e 2.490 melhorias habitacionais beneficiarão as famílias daquela região.

O Projeto Vila do Mar é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Secretaria Executiva Regional I (SER I) e Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), com investimentos da ordem de R$ 142 milhões, e parceria com o Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário