segunda-feira, 30 de maio de 2011

Começa a construção do Cuca da Regional VI

O novo equipamento fica no São Cristóvão e deverá ser o terceiro entregue na gestão.

Luizianne Lins fala na solenidade que marcou o início da obra do Cuca VI
Foto: Fábio Lima
Moradores do conjunto São Cristóvão e bairros do entorno participaram, na manhã desta segunda-feira (30), da solenidade que marcou o início da obra do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Regional VI. A Prefeita Luizianne Lins assinou a ordem de serviço ao lado do canteiro de obra, localizado na avenida Castelo de Castro, a principal do bairro, entre as avenidas Via Paisagística e Contorno Norte.

Durante a solenidade, tratores trabalhavam na preparação do terreno, que é quase do tamanho de duas quadras (18.000 m²). O novo Cuca vai custar R$ 13 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a expectativa é de que a obra possa ser entregue em junho de 2012. “Eu decidi que a gente vai fazer um trabalho para chegar também nos lugares mais longínquos desta Cidade e eu acredito que o Cuca da Regional VI, aqui no São Cristóvão, vai dar um passo valoroso e importante para a juventude local”, afirmou a prefeita.

O Cuca da Regional VI vai beneficiar crianças, adolescentes e jovens de 28 bairros. O equipamento terá ginásio coberto poliesportivo, campo de futebol de areia, piscina para a prática de natação e pista de skate e outros esportes radicais. Também serão construídos um anfiteatro, um auditório para cinema e teatro e salões multiuso, além de salas de aula e um laboratório para cursos de fotografia.

O paisagismo prevê jardins, parques infantis e a integração do prédio com a lagoa do São Cristóvão, facilitando a sua preservação. Áreas de convivência e socialização também estão assegurados no projeto. As atividades serão gratuitas, garantido para as famílias educação, esporte, cultura e lazer diariamente, até às 22 horas. A prefeita Luizianne Lins ressaltou os impactos positivos que equipamentos como o Cuca deixam na área, inclusive na segurança. “O que mais apavora uma mãe moradora da periferia da cidade é quando seu filho sai de casa, seu filho jovem, e ela não dorme até ele voltar”, comentou a prefeita.

Outros Cucas
Em setembro de 2009, a Prefeitura de Fortaleza inaugurou o Cuca Che Guevara, na Regional I, localizado na Barra do Ceará. O equipamento foi construído no local do antigo Clube de Regatas e está em pleno funcionamento há um ano. O número de jovens que praticaram alguma atividade em 2010 chega a 35 mil, sendo 2.500 na atividades de formação (cursos e práticas esportivas). Atualmente, 485 jovens fazem cursos e outros 517 estão envolvidos em práticas esportivas. Já o Cuca da Regional V, localizado na margem da lagoa do Mondubim, segue com a obra em ritmo acelerado. Cerca de 50% da obra já foram concluídos. A expectativa é de que a comunidade receberá o novo equipamento em dezembro deste ano.

Mutirão de organização de filas chega ao Terminal do Papicu

Até sexta-feira (3), um efetivo de 60 agentes vai orientar a entrada das pessoas nos ônibus.

Terminal do Papicu | Foto: Mauri Melo
O mutirão de organização de filas realizado pela Prefeitura, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), segue para o Terminal do Papicu. A partir de hoje, segunda-feira (30), prosseguindo até sexta-feira (3), um efetivo de 60 agentes vai orientar a entrada das pessoas nos ônibus, objetivando estimular o respeito entre os usuários do serviço de transporte coletivo.

A iniciativa, que acontece sempre nos horários de pico, entre 5 e 9 horas da manhã, começou no Terminal do Siqueira, passando ainda pelo Terminal da Parangaba. A cada semana, um terminal de integração é contemplado com o trabalho.

Combate à Dengue: Ação vai vistoriar mais de 137 mil imóveis na Regional I

São visitados também borracharias e sucatas, onde há um maior risco de acúmulo de água.

Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza
Os 14 bairros localizados na área da Secretaria Executiva Regiona (SER) I estão recebendo um mutirão de combate à dengue. Ao todo, 212 agentes comunitários de saúde e 141 sanitaristas, divididos em 18 equipes, realizam visitas domiciliares, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. A meta é vistoriar 137.710 imóveis.

As ações acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Durante os trabalhos, além das residências, são visitados também os chamados pontos estratégicos, locais em que há um maior risco de acúmulo de água, o que facilita a proliferação (como borracharias e sucatas).

Fortaleza comemora a Semana do Meio Ambiente

Oficinas, seminários, apresentações culturais, entre outras atividades, acontecem em diversos espaços da cidade.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), realiza uma intensa programação em comemoração ao dia do Meio Ambiente. Com o tema Soluções Participativas para o Desenvolvimento Sustentável, as atividades começaram neste sábado (28), com o programa Ecocirco, na Lagoa de Itaperaoba. A semana conta ainda com diversas atividades relativas à preservação do meio ambiente e ações práticas e lúdicas em diversos espaços da cidade. Confira a programação completa:

28/05
Abertura da semana de Meio Ambiente 2011
9h às 12h - Ecocirco, programa de Educação Ambiental itinerante que leva serviços e cidadania ambiental aos bairros de Fortaleza
Local: Lagoa de Itaperaoba (Av. Dedé Brasil, próximo à Uece)

31/05
9h às 11h - Seminário: "Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua Aplicabilidade Jurídica e Econômica na Cidade de Fortaleza"
Local: FIEC - Auditório José Flávio (Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota)

01/06
9h30 - Abertura da Pré-Conferência para a Rio +20, evento que visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92)
14h - Entrega da Medalha Chico Mendes
14h30 - Entrega da certificação Praia Limpa para as cidades de Caucaia, Paraipaba, Itarema e Beberibe.
Local: Plenário da Assembléia Legislativa (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres)

02/06
9h às 11h - Oficina de Trabalho: "Fortaleza na Rio +20"
Local: Antigo Gabinete da Prefeita (Av. Luciano Carneiro, 2235, Vila União)
9h - Exibição do filme "Lixo Extraordinário" (BRA, 2010)
Local: Emlurb (Rua Marechal Deodoro, 1501, Benfica)

03/06
9h às 11h - Implantação de Ilhas de Coleta Seletiva
Local: Emlurb (Rua Marechal Deodoro, 1501, Benfica)

04/06
8h às 12h - Caminhada do Movimento Coleta Seletiva da Igreja de Fátima
Local de concentração: Praça Pio IX - Igreja de Fátima (Av. Treze de Maio, 200)
Destino: Parque Parreão (Fátima)

9h - Caminhada Ecológica - SER V
Local: Lagoa do Mondubim
Caminhada no entorno da Lagoa do Mondubim (Vila Manoel Sátiro; próximo à Estação Ferroviária e ao Cuca da Regional V)
05/06
Dia Mundial do Meio Ambiente
9h às 12h - Projeto Piquenique e contação de história: “As Aventuras de Chico Coquinho para Salvar o Planeta” - Grupo Ânima de Teatro de Bonecos
Local: Passeio Público (R. Dr. João Moreira, s/n, Centro)

14h - Oficina de artesanato com garrafas PET - Educação Ambiental da Ecofor Ambiental S.A
15h - Ecoshow com Sávio Leão
16h30 - Apresentação do grupo Afoxé Acabaca
9h às 17h
Escambo: Troca de material reciclável por mudas - Socrelp (Sociedade Recicladora do Pirambu)

07/06
9h - Inauguração do Centro de Triagem do Planalto Universo
Local: Rua do Sol, s/n, Conj. Planalto Universo - Vila União
14h - Exibição do filme Lixo Extraordinário - Emlurb
Local: auditório do 23° BC (Av. 13 de maio, 1589 – Fátima)

sábado, 28 de maio de 2011

Município lança operação "buraco zero" perto de terminais


Com a aproximação do término do período chuvoso e o aumento das reclamações por conta dos buracos, a Prefeitura de Fortaleza colocou em prática a operação “Corredores, buraco zero”, uma ação conjunta com vários órgãos municipais para facilitar o tráfego de veículos em grandes vias da Capital. 

Iniciada na última segunda-feira, a ação abrangeu locais estratégicos na Regional 2, responsável por 70% do fluxo de carros e transporte coletivo segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Concentrada no entorno do Terminal do Papicu, a operação seguiu para o Siqueira (sobretudo avenida Osório de Paiva) e, na manhã de ontem, chegou à área próxima ao Terminal da Parangaba, reconstruindo o trecho da avenida Godofredo Maciel compreendido entre as ruas Eduardo Perdigão e Germano Franck.

Há poucos dias, quem passava no local, a pé, corria o risco de não conseguir atravessar a rua por conta dos alagamentos. Os motoristas tinham que redobrar a atenção, enquanto os usuários de ônibus eram obrigados a usar o estacionamento de um supermercado como opção à calçada, tomada pela lama.

A vendedora ambulante Francisca Borges, de 45 anos, conhece essa realidade há 9 anos. “Desde que comecei a trabalhar aqui vejo a mesma coisa. Quando chove, fica muita água empoçada, tomando conta da rua. Quase todos que esperam ônibus se molham, pois os carros passam e não respeitam. Até eu já levei um banho de lama. Espero que, com a reforma da rua, a situação dos usuários melhore e que minhas vendas voltem a subir”.

De acordo com Heráclito Passos, chefe da limpeza urbana da Secretaria Executiva Regional IV (SER IV), o problema se devia não apenas às chuvas, mas também ao vazamento de dois canos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). “Os canos estavam enferrujados e o vazamento ocasionou um problema de drenagem, fazendo o solo ceder em algumas partes desse trecho. Agora ficou tudo resolvido, o problema só vai voltar a ocorrer se houver novo problema no encanamento”, afirma Heráclito.

Na avenida Osório de Paiva, que dá acesso ao Terminal do Siqueira, equipes da prefeitura continuam a realizar reparos na malha viária, uma das piores de Fortaleza. Mesmo com as equipes trabalhando, a comerciante Miriana Maciel, de 39 anos, já perdeu as esperanças.

“Tenho uma lanchonete na avenida e um cano estourou na frente do meu estabelecimento. Para desviar dele, os carros passam quase em cima da minha calçada”, afirma Miriana Maciel.

Já no entorno do Terminal da Lagoa, os problemas na malha viária também aguardam restauro. De acordo com o mototaxista José Carlos de Souza, de 43 anos, é preciso que medidas urgentes sejam tomadas, devido ao grande fluxo de veículos. “Há alguns dias, taparam buracos no cruzamento da José Bastos com a Gomes Brasil, mas o problema reapareceu”, enfatiza.

De acordo com o coordenador da operação Fortaleza Bela nos Bairros: pela Vida e contra a Dengue, Manoel Rodrigues Júnior, a ação “Corredores, buraco zero” não tem prazo para acabar. “Essa é uma nova estratégia de ação. Continuamos os trabalhos de limpeza em várias áreas da cidade, mas passamos a enfocar também a melhoria da malha viária de corredores de grande fluxo de veículos. Essa ação só vai terminar quando os buracos deixarem de existir”, promete o coordenador.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Ação Corredores, buraco zero reúne equipes de limpeza, manutenção e de combate à dengue, dentre outros. Focando as grandes vias nas proximidades dos terminais de ônibus, o objetivo é melhorar o fluxo de veículos.

Renato Barros de Castro
renatobarros@opovo.com.br
Fonte: jornal o povo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fortaleza melhora em mais de 20% os resultados de alfabetização de crianças

Hoje, o aluno com 2º ano fundamental concluído apresenta habilidades básicas para que seja considerado alfabetizado.

Foto: Gustavo Pellizzon
Nos últimos quatro anos, os resultados da alfabetização de crianças melhorou em 20% nas escolas municipais de Fortaleza. Os dados foram obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), do Governo do Estado, em 2010, realizado em Fortaleza em fevereiro deste ano.

A melhoria deveu-se a um conjunto de esforços e realizações do Município. Em 2010, os resultados obtidos por Fortaleza apresentam média de 131,7. Isto quer dizer que o aluno do 2º ano fundamental, ao concluir o ano letivo, apresenta as habilidades básicas para que seja considerado alfabetizado. Apresenta leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localize informações em textos mais longos.

A partir destes resultados foi possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do Ministério da Educação. A escala é constituída por cinco níveis:
  • abaixo de 75 pontos - alunos não alfabetizados
  • de 75 a 100 - alfabetização incompleta
  • de 100 a 125 - intermediário
  • de 125 a 150 suficiente
  • 150 e mais - nível desejável

Em Fortaleza, o Spaece-Alfa de 2010 foi destinado aos 24.524 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. Destes, 22.340 foram avaliados. Contudo, em virtude da paralisação dos professores em 2009, o Spaece-Alfa de 2010 foi avaliado sem a finalização do período letivo na Capital, com grande parte das escolas a quase dois meses da conclusão do ano letivo. Acreditamos que a avaliação ficou comprometida e os resultados não representam a realidade.

De todo modo, nos últimos quatro anos, os resultados de Fortaleza só evoluíram. Em 2007, apresentamos média 113; em 2008, 122; 2009, 120; e 2010, 131,7. Vale ressaltar que não existe margem para comparações entre o resultado obtido por Fortaleza com o de qualquer outro município cearense, posto que a Capital apresenta quantidades e complexidades significativamente superiores: Fortaleza possui a terceira maior rede de ensino do País e cerca de 2,5 milhões de habitantes (quase 8 vezes mais que o segundo maior município do Estado).

Estamos vencendo etapas para uma melhor educação escolar dia a dia. Hoje temos um maior número de professores contratados através de concurso público; aumentamos o número de vagas em creches em mais de 100%; ampliamos o parque escolar e as unidades escolares patrimoniais construídas de acordo com os padrões estabelecidos pelo MEC.
As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), tais como a instituição de coordenações pedagógicas nas unidades escolares, a organização da equipe técnica da secretaria, o trabalho realizado pelos professores de 1º e 2º ano nos últimos anos, o acesso à leitura através da instalação das bibliotecas escolares contribuem para que avancemos nos resultados da alfabetização de nossas crianças.

Prefeita assina ordem de serviço para construção do Cuca da Regional VI nesta segunda-feira

A assinatura acontece no terreno onde o equipamento será construído, às margens da lagoa do bairro São Cristóvão.

A Prefeita Luizianne Lins assina, nesta segunda-feira (30), às 10 horas, a ordem de serviço para construção do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Regional VI. A assinatura acontece no terreno onde o equipamento será construído, entre as avenidas Castelo de Castro, Via Paisagística e Contorno Norte, às margens da lagoa do bairro São Cristóvão.

O Cuca da Regional VI segue o padrão dos demais. O equipamento vai oferecer ginásio coberto, anfiteatro, pista de esportes radicais, piscina semi-olímpica, campo de futebol de areia, cine-teatro, salas de aula e laboratórios para cursos de fotografia. Além dos ambientes de formação e para a prática de esporte, os jovens contarão com áreas verdes e espaços de circulação e exposições onde poderão encontrar amigos, participar das atividades e conhecer um novo universo de informações.

O valor total da obra é de aproximadamente R$ 13 milhões, oriundo de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza. Os equipamentos do Cuca serão adquiridos com recursos do Ministério da Cultura.

Atualmente, está em pleno funcionamento o Cuca Che Guevara, na Regional I. O Cuca da Regional V, que está em construção às margens da lagoa do Mondubim, já tem 50% da obra concluída.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novo semáforo vai promover uma travessia mais segura no Centro

O equipamento está em funcionamento a partir de hoje, no cruzamento da Av. Visconde do Rio Branco com Rua Pedro I. 


  Foto: Rubens Venâncio

Promover mais segurança na travessia. É com este objetivo que a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) instalou um novo semáforo no Centro. O equipamento está em funcionamento a partir de hoje, quarta-feira (25), no cruzamento da Av. Visconde do Rio Branco com Rua Pedro I, próximo ao Parque da Liberdade. Além do semáforo, serão instalados três grupos focais para pedestres.

A medida irá beneficiar principalmente os coletivos que saem do terminal de ônibus da Praça Coração de Jesus. Estudos realizados pelo Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor) comprovaram que os ônibus que seguem pela Pedro I têm muita dificuldade para cruzar a Av. Visc. do Rio Branco. 

O equipamento terá tecnologia em tempo real, centralizado ao sistema do CTAFor, que contabiliza o número de veículos que passam pela via, otimizando automaticamente os tempos de “verde” do semáforo. Isto garantirá uma travessia mais segura e permitirá que o semáforo permaneça mais tempo aberto para a Av. Visc. do Rio Branco, já que em determinados horários o movimento da Rua Pedro I diminui bastante.

Quem anda a pé pelo Centro também perceberá melhorias com a implantação de três grupos focais para pedestres, todos na Rua Visc. do Rio Branco, nos cruzamentos com as ruas Pedro I, Duque de Caxias e Bárbara de Alencar. Os grupos focais são equipamentos que emitem um alerta visual exclusivo para os pedestres no momentos em que os focos veiculares estiverem vermelho.

Com estes novos equipamentos, Fortaleza passa a totalizar 599 semáforos, sendo 281 centralizados (47%) e 318 convencionais (53%). Destes 599 semáforos, 60 são exclusivos para pedestres (10%), 51 possuem estágio para pedestres (8,5%) e 53 possuem grupos focais de pedestre para travessias protegidas - sem botoeira (8,7%).

ProJovem Urbano de Fortaleza participa do Mundos do Trabalho na Praça 3


Os alunos do curso de Turismo do ProJovem terão oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teóricos de organização de eventos. 


Os estudantes do curso de Turismo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Urbano de Fortaleza participarão, entre os dias 24 e 27 de maio, de 14h às 17h, do Mundos do Trabalho na Praça 3. O evento como um todo ocorre entre os dias 24 e 28 de maio, durante todo o dia, na Praça do Ferreira e entorno.

Para a coordenadora das Atividades Práticas de Turismo do ProJovem Urbano, Helayne Serafim, o evento receberá uma mão-de-obra voluntária e qualificada. “Nós fomos convidados a participar e engajar nossos alunos, como uma forma de parceria. Assim, nossos jovens do arco de turismo terão uma oportunidade ímpar para colocar em prática o que eles vêem na teoria, sobre a ocupação de organização de eventos”.

A terceira edição do Mundos do Trabalho é uma inicitiva conjunta dos poderes executivo, legislativo e judiciário, cujo objetivo é promover uma ação abrangente entre as instituições que elaboram políticas públicas voltadas para a cidadania. Durante cinco dias, o evento promoverá acesso a serviços como a retirada de RG, CPF, Titulo Eleitoral, Carteira de Trabalho, cadastro e encaminhamento para empregos, orientação e liberação de microcrédito para pequenos negócios, informações e parcelamentos de débitos inscritos na dívida ativa, orientação sobre os direitos do consumidor, da infância e juventude, entre outros serviços, informações e oficinas.

Sobre o ProJovem

O ProJovem Urbano é um programa de gestão compartilhada entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, executado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e tem, atualmente, mais de 6 mil jovens matriculados. Sua finalidade é propiciar a inclusão social de jovens entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o ensino fundamental e sua re-inseção na escola e no mundo do trabalho. Em Fortaleza, os cursos profissionalizantes ofertados são os de Alimentação, Telemática, Turismo, Vestuário, Metalmecânica e Construção e Reparos.

:: SERVIÇO
PROJOVEM URBANO NO MUNDOS DO TRABALHO NA PRAÇA 3
Data: 24 A 27 de maio
Local: Praça do Ferreira – Centro - Fortaleza
Horário: das 14h às 17h
Informações: (85) 3388-9339