segunda-feira, 30 de maio de 2011

Começa a construção do Cuca da Regional VI

O novo equipamento fica no São Cristóvão e deverá ser o terceiro entregue na gestão.

Luizianne Lins fala na solenidade que marcou o início da obra do Cuca VI
Foto: Fábio Lima
Moradores do conjunto São Cristóvão e bairros do entorno participaram, na manhã desta segunda-feira (30), da solenidade que marcou o início da obra do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Regional VI. A Prefeita Luizianne Lins assinou a ordem de serviço ao lado do canteiro de obra, localizado na avenida Castelo de Castro, a principal do bairro, entre as avenidas Via Paisagística e Contorno Norte.

Durante a solenidade, tratores trabalhavam na preparação do terreno, que é quase do tamanho de duas quadras (18.000 m²). O novo Cuca vai custar R$ 13 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a expectativa é de que a obra possa ser entregue em junho de 2012. “Eu decidi que a gente vai fazer um trabalho para chegar também nos lugares mais longínquos desta Cidade e eu acredito que o Cuca da Regional VI, aqui no São Cristóvão, vai dar um passo valoroso e importante para a juventude local”, afirmou a prefeita.

O Cuca da Regional VI vai beneficiar crianças, adolescentes e jovens de 28 bairros. O equipamento terá ginásio coberto poliesportivo, campo de futebol de areia, piscina para a prática de natação e pista de skate e outros esportes radicais. Também serão construídos um anfiteatro, um auditório para cinema e teatro e salões multiuso, além de salas de aula e um laboratório para cursos de fotografia.

O paisagismo prevê jardins, parques infantis e a integração do prédio com a lagoa do São Cristóvão, facilitando a sua preservação. Áreas de convivência e socialização também estão assegurados no projeto. As atividades serão gratuitas, garantido para as famílias educação, esporte, cultura e lazer diariamente, até às 22 horas. A prefeita Luizianne Lins ressaltou os impactos positivos que equipamentos como o Cuca deixam na área, inclusive na segurança. “O que mais apavora uma mãe moradora da periferia da cidade é quando seu filho sai de casa, seu filho jovem, e ela não dorme até ele voltar”, comentou a prefeita.

Outros Cucas
Em setembro de 2009, a Prefeitura de Fortaleza inaugurou o Cuca Che Guevara, na Regional I, localizado na Barra do Ceará. O equipamento foi construído no local do antigo Clube de Regatas e está em pleno funcionamento há um ano. O número de jovens que praticaram alguma atividade em 2010 chega a 35 mil, sendo 2.500 na atividades de formação (cursos e práticas esportivas). Atualmente, 485 jovens fazem cursos e outros 517 estão envolvidos em práticas esportivas. Já o Cuca da Regional V, localizado na margem da lagoa do Mondubim, segue com a obra em ritmo acelerado. Cerca de 50% da obra já foram concluídos. A expectativa é de que a comunidade receberá o novo equipamento em dezembro deste ano.

Um comentário:

  1. SEMPRE ACREDITEI NA SERIEDADE DA PREFEITA LUIZIANNE, PARABÉNS PRA NOSSA CIDADE E PRO POVO QUE AJUDA A CONSTRUIR A FORTALEZA BELA!!

    ResponderExcluir