quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cuca legal.



Ontem, no Bairro São Cristóvão, assinei a ordem de serviço para a construção de um novo equipamento público para a juventude de Fortaleza: o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Regional VI.

A ideia do nome surgiu quando, ainda no movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará, discutíamos um espaço que se chamaria de Cuca – Centro Universitário de Cultura e Arte, proposta que, na época, não foi levada adiante.


Mas a ideia dos Cucas como uma política pública para a juventude começou a se materializar no segundo turno das eleições de 2004. Ao assumir o Governo, assumi a responsabilidade de criar os conceitos e valores que iriam orientar esta política. Para isso, usei as experiências que vivenciei com a juventude nos meus mandatos parlamentares (afinal, fui eleita vereadora, sendo a mais votada do PT, com 26 anos de idade e, mais tarde, eleita prefeita de Fortaleza com 35 anos).

Queria, antes de tudo, que o Cuca fosse um espaço de liberdade e de respeito pelo outro, além de um espaço de socialização. Um local de grande atração para os jovens a partir dos seus desejos, sonhos e aptidões!


Assim, inauguramos o primeiro Cuca na Regional I, em frente ao encontro do Rio Ceará com o mar, na Barra do Ceará. O segundo equipamento, na Regional V, está em fase bastante avançada de obras, defronte à Lagoa do Mondubim. Exatamente como o primeiro, todo os demais serão dotados de ginásio coberto, anfiteatro, pistas de esportes radicais, piscina semiolímpica, campo de futebol de areia, cinema-teatro, videoclube, laboratórios de informática, fotografia, rádio e TV.

Daqui por diante, temos o desafio de iniciar mais três Cucas para as Regionais II, III e IV. O importante é que agora temos a exata dimensão dos impactos que este equipamento tem trazido para os mais de 35 mil jovens que, só em 2010, estiveram no Cuca Che Guevara: milhares de descobertas, milhares de formações, milhares de conhecimentos e milhares de jovens felizes!



Luizianne Lins
luiziannelins@bol.com.br
Prefeita de Fortaleza

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário