quinta-feira, 5 de maio de 2011

Parceria com exército reforça trabalho de vedação e telamento de caixas d’água

Serão realizadas visitas a prédios nos bairros Autran Nunes, Bonsucesso, Quintino Cunha e Conjunto Ceará.

Treinamento de oficiais do Exército para vedação e telamento das caixas
d'água | Foto: Rubens Venâncio
Agentes sanitaristas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e soldados do Exército vão atuar em conjunto em mais uma ação para o controle da dengue na Capital. A operação, que tem início hoje, quinta-feira (5), objetiva vedar ou telar caixas d'água em quatro bairros das regionais III e V, num total de 13 mil caixas d’água. A ação é fundamental para reduzir a incidência da doença, pois os recipientes, quando desprotegidos, são propícios à reprodução de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Divididos em 36 duplas, os homens do Exército visitarão prédios dos bairros Autran Nunes, Bonsucesso e Quintino Cunha, na Regional III, até o dia 6 de setembro. O trabalho na Regional V se estenderá até 12 de setembro, cobrindo toda a área do Conjunto Ceará. A escolha dos bairros levou em consideração os índices de infestação predial, o número de caixas d’água existentes e as condições socioeconômicas e ambientais. O trabalho conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que doou 500 rolos de tela.

As ações já são realizadas pelos agentes sanitaristas, que trabalham diariamente no programa de combate à dengue, promovendo também o controle dos focos em residências, pontos estratégicos e espaços públicos, entre outros. Atualmente, existem em Fortaleza 420.082 caixas d’água. A prefeitura realizou, ao longo dos anos, o telamento ou vedação de 226.672 caixas, o que corresponde a 54% dos reservatórios existentes na capital.

A parceria com o Exército envolveu o treinamento de 60 oficiais para a vedação e telamento das caixas d’água, que repassaram os conhecimentos para os soldados que agora reforçarão o trabalho dos agentes sanitaristas. Os oficiais também foram preparados para realizar brigadas contra a dengue dentro dos quartéis e contribuir com a Operação Quintal Limpo, outra iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do Exército, a parceria contra a dengue reúne a Fiec, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Arquidiocese de Fortaleza, Unimed, Correios, Sindicato das Escolas Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), Câmara Municipal de Fortaleza, Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza (ADHFOR), além de emissoras de tevês públicas.

:: SERVIÇO
Trabalho de vedação e telamento de caixas d’água para controle da dengue
Data: quinta-feira, 5 de maio
Horário: 8 horas
Local: Unidade Profissionalizante de Atendimento ao Menor (UPAM) (Avenida F com Avenida B - Conjunto Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário