sexta-feira, 20 de maio de 2011

Presidente do CONJUVE participa do planejamento do CMJ



O Presidente do Conjuve, Gabriel Medina, trouxe informes sobre a II Conferência Nacional de Juventude.
O Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza (CMJ) realizou no último sábado (14/05), no Cuca Che Guevara, o planejamento das ações para 2011. A discussão teve início com o discurso do presidente do CONJUVE, Gabriel Medina, abordando os ganhos da juventude com as novas ações do Governo Federal. “A votação do Plano Pluri Anual (PPA) da juventude será votada no Congresso Nacional em Julho, onde serão garantidos os recursos para execução das PPJ's (Políticas Públicas de Juventude) no Brasil”, exemplificou Medina. O presidente do CONJUVE comentou ainda sobre algumas das conquistas do Brasil em relação às Políticas Públicas de Juventude, entre elas, as Conferência Nacionai de Juventude.
A 1ª Conferência Nacional de Juventude aconteceu em 2008 e a 2ª Conferência está agenda para dezembro de 2011. “A 2ª Conferência Nacional de Juventude trará para debate, questões como a PEC da Juventude, Estatuto da Juventude e o Plano Nacional de Juventude.”,destacou Medina. A novidade dessa Conferência é que, além das etapas territoriais, regionais, municipais, estaduais e nacional,serão realizadas diversas etapas virtuais através de vídeo conferências. O lançamento da 2ª Conferência Nacional de Juventude acontece no dia 07 de Julho, em Brasília, com a participação de todos os gestores de juventude dos estados e municípios brasileiros.
Para o vereador Guilherme Sampaio, conselheiro Municipal de Juventude, estamos em um momento estratégico no qual a sociedade é sustentada não pela economia, mas pelos valores construídos pela juventude. A presença dos jovens nos espaços de participação como as Conferências e os Conselhos de Juventude reforçam essa ideia.

Planejamento do Conselho
Em um segundo momento, os membros do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) fizeram a avaliação dos desafios propostos no primeiro planejamento de 2010 e deram propostas de novos desafios para a atual gestão do CMJ. Entre as prioridades do Conselho, ficou a criação do GT para organização da 2ª Conferência Nacional de Juventude e a execução do Fundo do CMJ que será realizada pelo IJC.
Para encerrar o planejamento, os membros do Conselho votaram para decidir a nova diretoria executiva do CMJ, que ficou composta da seguinte forma: Ronny Câmara representando o Poder Público na Coordenação Geral, Vinicius França na Coordenação Adjunta, representando a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Eliane na Secretaria Executiva, representando a Pastoral da Juventude (PJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário