quarta-feira, 11 de maio de 2011

Secretária se dedica a diagnóstico sobre a saúde municipal

Ana Maria Fontenele terá reuniões com os responsáveis diretos pelos setores estratégicos da SMS.

Foto: Rubens Venâncio
A secretária Ana Maria Fontenele, que acumula desde a última segunda-feira (9) as pastas da Saúde e da Educação da Prefeitura de Fortaleza, começa nessa quinta-feira (12) a fazer um diagnóstico da situação da saúde na capital. Para isso, ela terá, ao longo de sete dias úteis, reuniões com os responsáveis diretos pelos setores estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A primeira reunião será realizada na manhã dessa quinta-feira com o superintendente do Instituto José Frota (IJF) e os diretores dos oito hospitais distritais de Fortaleza – Frotinhas, Gonzaguinhas, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Centro de Assistência à Criança Lúcia Fátima. Sobre as condições de atendimento do IJF, ela antecipou em entrevista coletiva realizada hoje (10) que é preciso uma revisão do pacto federativo, envolvendo os governos do estado e federal, em função do grande número de pacientes de outras cidades e até de outros estados que o hospital municipal recebe.

Em relação à greve deflagrada na última segunda-feira por enfermeiros e dentistas da rede municipal de saúde, a secretária assumiu o compromisso de se reunir com a equipe da Secretaria da Administração (SAM) para saber como está a negociação com as duas categorias, haja vista que é a pasta responsável pela condução de todos os processos envolvendo reivindicações salariais.

Sobre outras demandas na área da saúde, a nova secretária avaliou que seria “leviano” já anunciar mudanças ou decisões sem ainda ter começado o diagnóstico da situação, mesmo já tendo um conhecimento geral sobre a pasta, adquirido nas reuniões sistemáticas com o secretariado, nas articulações existentes entre as secretarias da Educação e da Saúde e na transição feita com o último secretário, Alexandre Mont’Alverne. Ela garantiu que dará uma atenção especial à pasta da Saúde, até mesmo porque na Secretaria da Educação dispõe de uma equipe preparada e de confiança para dar continuidade às ações sem a presença dela em expediente integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário