terça-feira, 14 de junho de 2011

Os 30 anos de sonhos

Ontem, visitei as obras de reassentamento do açude João Lopes, no Álvaro Weyne. Na ocasião, conversei com a dona Teresinha Ferreira da Silva. Ela me contou que, quando se separou do marido, o único local que conseguiu para viver foi uma casa em frente ao açude, uma área de risco. Foi lá que ela, infelizmente, perdeu três de seus filhos em função da violência do local.
Pelo passado desta empregada doméstica só posso oferecer minha solidariedade de mãe. Mas, fico feliz de, como prefeita de Fortaleza, poder melhorar seu futuro.
Dona Teresinha e outras 79 famílias que moram na encosta do açude serão transferidas para o conjunto habitacional Maria José Gomes, em construção pela Prefeitura de Fortaleza. Eu mesma verifiquei de perto a qualidade da obra, que está bastante adiantada. Os apartamentos têm dois ou três quartos, num conjunto com ruas pavimentadas, iluminação e esgoto, onde será mais fácil assegurar segurança, saúde e limpeza urbana. O melhor é que o empreendimento fica bem perto do local onde hoje as famílias moram. Ou seja, ninguém vai para longe do bairro onde estão estabelecidos seus laços afetivos.
Outras ações como essas acontecem em toda a Fortaleza. Não é à toa que estamos realizando a maior política habitacional já feita na cidade. Desde 2005, entregamos mais de quatro mil casas e outras cinco mil estão em construção, beneficiando cerca de 50 mil pessoas com moradias ou com empréstimos para fazer melhorias nas casas. Também estamos fazendo um grande programa de Regularização Fundiária, o chamado Papel da Casa, através do qual mais de 30 mil procedimentos já foram feitos. E já diminuímos de 106 para 91 as áreas de risco, que antes só aumentavam.
Ou seja, após anos de abandono do poder público de uma verdadeira política habitacional, nosso governo está atendendo a demandas antigas do povo que mora em condições precárias ainda hoje. Este sonho que estamos realizando para a comunidade da área de risco do açude João Lopes representou 30 anos de luta. E agora sua realização!
* Luizianne Lins
luiziannelins@bol.com.br
Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário