terça-feira, 14 de junho de 2011

Prefeita e comunidade visitaram as obras de reassentamento do açude João Lopes

Serão beneficiadas 80 famílias com unidades habitacionais, 170 com melhorias e 300 com regularização fundiária. 


  Prefeita visita obras de reassentamento do açude João Lopes
  Foto: Estácio Jr.

“Através da luta dos delegados do Orçamento Participativo (OP), estamos conseguindo realizar sonhos tão importantes, todo mundo unido, trabalhando, apoiando essa gestão popular, fiscalizando. Falta pouco, minha gente, pra mais um sonho virar realidade”, foi com emoção que falou dona Conceição Abreu, de 60 anos, delegada do OP no Monte Castelo, na visita da prefeita Luizianne Lins, na manhã de hoje, às obras de reassentamento do açude João Lopes.
 
Delegados do OP, lideranças comunitárias, famílias beneficiadas, autoridades e moradores dos bairros Ellery, Monte Castelo, Carlito Pamplona e São Gerardo, na Regional I, que têm 50 anos de luta por moradia digna e urbanização, estiveram, na ocasião, visitando, vistoriando e tirando dúvidas com a prefeita sobre a ação de habitabilidade que entregará 80 novas moradias. Toda a ação habitacional no açude e seu entorno beneficiará mais 170 famílias com melhorias habitacionais e 300 com regularização fundiária.
 
“A cidade está sendo ocupada por construções de grande porte e qualidade. Nossas casas são bem acabadas. Temos a preocupação com a preservação ambiental das comunidades, com a acessibilidade, aqui (no conjunto Maria José Gomes) teremos, por exemplo, dois apartamentos totalmente adaptados para pessoas com deficiência. A gente prima por detalhes, e é assim que se cuida bem da dignidade de nossa gente”, disse o presidente da Habitafor, Roberto Gomes.
 
As famílias que serão reassentadas no conjunto, nomeado pela população Maria José Gomes, vivem na área de risco da encosta do açude, a 1,6 km do habitacional em construção, respeitando a distância máxima para reassentamento estabelecida pelo Habitar Brasil Bid (HBB), que é referente a 3km. Assim, as famílias continuam na área em que todos os seus laços afetivos foram constituídos.
 
“Depois que as 80 famílias estiveram reassentadas, e isso está previsto para o próximo mês, a gente vai iniciar a urbanização do açude e seu entorno, com toda a requalificação ambiental”, garantiu Roberto. A empresa contratada pela Habitafor para desenvolver o serviço já está se instalando no local, inclusive, com todo o processo de cercamento da área. Vale ressaltar que a Secretaria Executiva Regional I (SER) realiza limpeza do açude.
 
Com a urbanização, nos arredores do açude João Lopes, as famílias terão acesso a Centro da Juventude (mini teatro fechado), pista de cooper, rampa de skate, quadra de areia, playgroud e equipamentos de ginástica. Já na área da travessa Continental, que liga a praça Manoel Dias Macedo ao açude, os beneficiários serão contemplados com lavanderia, Centro Social, playgroud, quadra de ginástica e ambiente para roda de capoeira.
 
“As famílias terão espaço para promover a socialização, para criar seus filhos com dignidade e segurança buscadas há tanto tempo. E isso é tudo fruto do desejo desse nosso povo firme e batalhador sendo atendido. Nossa gente gosta de coisa boa, com qualidade, e é assim que estãos endo atendidos. Vejo que a gente está seguindo os rumos traçados pelas comunidades”, assegurou a prefeita Luizianne Lins.
 
A ação, que conta com R$ 6,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do município, sempre recebe a fiscalização e acompanhamento de vereadores, Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap), Comitê Gestor da ação, lideranças, delegados do OP e famílias beneficiárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário