segunda-feira, 20 de junho de 2011

Transfor inicia restauração da Rua Costa Barros

Serão realizadas terraplenagem, drenagem, pavimentação, padronização de calçadas e sinalização.

Foto: Estácio Jr.
O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) inicia, nesta terça-feira (21), a restauração da Rua Costa Barros, no trecho entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Ildefonso Albano. A intervenção inclui serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e sinalização em toda a extensão da rua. A previsão para conclusão desta primeira etapa é de 150 dias.

O desvio de trânsito será feito pela Rua Tenente Benévolo, sendo que a Costa Barros poderá ser retomada a partir da Rua Ildefonso Albano. Nenhuma das ruas da região terá seu sentido atual alterado por conta da interdição, nem haverá novos semáforos. A única mudança de trânsito ocorrerá na Rua Ildefonso Albano, onde será proibido estacionamento. Placas já foram instaladas no local informando a alteração temporária. A medida irá melhorar o fluxo da via, que será mais intenso durante a realização da obra. Para orientar os motoristas, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) estarão nos pontos de bloqueios.

Num investimento total de R$ 5.101.641,54, a Rua Costa Barros será integralmente restaurada, desde a Rua Tibúrcio Cavalcante até a Av. Dom Manoel, melhorando o acesso entre a Aldeota e o Centro de Fortaleza. O novo sistema de escoamento das águas de chuva a ser executado na via irá evitar alagamentos e aumentar a durabilidade do pavimento.

Assim como a Rua Costa Barros, outras 11 vias estão com intervenções em andamento pelo Transfor: 13 de Maio, Barão do Rio Branco, Beni de Carvalho/Padre Valdevino, Antônio Sales, Humberto Monte, Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio, Luciano Carneiro, Jovita Feitosa, Engenheiro Santana Jr. e Monsenhor Dantas. Além dessas obras, o terminal do Antônio Bezerra está sendo reformado e ampliado e o alargamento da Av. Sargento Hermínio (trecho entre Rua Padre Anchieta e José Bastos) está em fase de conclusão. A Prefeitura de Fortaleza investiu, de 2008 a 2011, R$ 86 milhões nas obras de infraestrutura executadas pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), tendo por objetivo melhorar a mobilidade urbana e o trânsito em Fortaleza.

Novo percurso para o transporte coletivo
Com a obra de restauração realizada pelo Transfor na Rua Costa Barros, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar o itinerário de 12 linhas de ônibus e vans. A partir de terça-feira (21), farão o desvio pelas ruas Tibúrcio Cavalcante e Tenente Benévolo as linhas (031) Av. Borges de Melo I, (034) Corujão/Av. Paranjana I, (038) Parangaba/Papicu, (042) Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu, (048) Corujão/Parangaba//Papicu, (833) Cidade 2000/Centro, (086) Bezerra de Menezes/Santos Dumont, (13) Santos Dumont/Perimetral e (53) Cidade 2000/Sgt. Hermínio. Já as linhas (037) Corujão/Cj. Ceará/Aldeota, (076) Cj. Ceará/Aldeota e (079) Antônio Bezerra/Náutico seguirão percurso pelas ruas Tibúrcio Cavalcante, Tenente Benévolo e Av. Barão de Studart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário