quarta-feira, 6 de julho de 2011

Prefeitura de Camaçari visita experiência de sucesso da Prefeitura de Fortaleza

Hoje (6) a comissão visitará as ações de moradia do Preurbis Cocó e do Conjunto Rosalina.

Foto: Assessoria de Comunicação da Habitafor
Comissão da Prefeitura de Camaçari/BA veio na manhã desta terça-feira(05) a Fortaleza para conhecer os esforços jurídicos, comunitários e de comunicação da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) para implementação e permanência da campanha “Não troco minha casa por nada”. A comissão, formada pela assessora institucional da Secretaria de Habitação, Beatriz Ribeiro, e pelas supervisoras da Secretaria de Governo, Ariana Nascimento e Creuza José da Silva, visitou as obras do projeto Vila do Mar, na Regional I, que beneficiará 1.434 famílias com novas casas e 2.759 com melhorias habitacionais.

Já nesta quarta-feira (06), de 14 às 16h, a comissão visitará as ações de moradia do Preurbis Cocó, que beneficiará 816 famílias com apartamentos e 425 com melhorias habitacionais, e do Rosalina, projeto que já retirou 412 famílias de áreas de risco e beneficiará mais 1.395 com novas casas.

A comissão foi recebida pelo presidente da Habitafor, Roberto Gomes, e pela coordenadora de Regularização Fundiária, Gláucia Hansen. Na ocasião, foi apresentada a Lei Municipal 9294, de 2007 (proibidora de qualquer negociação envolvendo imóveis concedidos pela Prefeitura de Fortaleza), além dos processos de reintegrações de casas concedidas pela Habitafor a pessoas que estão descumprindo os princípios constitucionais da administração pública e repassando-as a outras famílias.

“Nós estamos maravilhadas. Queremos logo implementar muito do que vimos por aqui lá em Camaçari, a Lei que proíbe a venda de casas concedidas pelo município, principalmente. Lá, estamos sofrendo muito com isso. E precisamos de um instrumento que nos ajude a moralizar o nosso trabalho, feito este que já está sendo aplicado aqui em Fortaleza”, salientou a assessora institucional da Secretaria de Habitação de Camaçari, Beatriz Ribeiro. Roberto Gomes explicou também as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Habitafor.

“A atual política habitacional do município é executada para sanar em definitivo a deficiência por moradia digna de famílias que viveram ou ainda vivem sem urbanização, em condições precárias de habitabilidade. Pela primeira vez, uma administração pública municipal atua com tamanho comprometimento em relação à redução de áreas de risco, 105 para 91.”, contou o presidente da Habitafor. Hoje, já são 4.449 moradias e 2.962 melhorias habitacionais entregues à população. Outras 4.902 casas e 5.795 melhorias estão em execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário