quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Gestão Luizianne Lins - De 2008 a 2011, quase 600 pessoas saíram das ruas.

Imagem retirada da internet
 
 
Pessoas em situação de rua são uma questão social historicamente presente nas principais cidades do país e do mundo. Em Fortaleza, somente na atual administração é que foram implantados serviços públicos para pessoas em situação de rua. De 2008 a 2011, 596 pessoas adultas que acessaram o serviços de Assistência Social da Prefeitura saíram das ruas. Este número representa mais de 34% das pessoas atendidas. Elas alugaram seus próprios locais de residência, reataram laços familiares ou foram beneficiárias pelo aluguel social.

Com relação à Política de Assistência Social, não cabe à esta política – em nenhum nível: municipal, estadual ou federal – remover pessoas que morem na rua. A atuação da Assistência Social é para esclarecer essas pessoas dos seus direitos e deveres sociais e informá-las sobre os serviços públicos que elas podem acessar, na tentativa de convencê-las a utilizarem tais serviços.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Prefeitura oferece à população de rua o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (CentroPop), o Espaço de Acolhimento Noturno e o Serviço Especializado de Abordagem de Rua. E através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são oferecidos dois consultórios de rua, unidade móvel que atende pessoas em situação de rua por motivos de drogadição, atendimentos nos CAPS-AD e pelo Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf) para população de rua. 

Além disso, através da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) é executado o Ponte de Encontro, que atende exclusivamente crianças e adolescentes, oferecendo, inclusive, abrigamento. Por fim, numa articulação entre Fundação de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), Semas e Defesa Civil, há o aluguel social.
 
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário