terça-feira, 10 de abril de 2012

"Fortaleza melhor para quem mais precisa", por Luizianne Lins

Foto retirada da internet
A inauguração da creche da comunidade Marrocos, no Siqueira, e a entrega da Praça da Juventude da Serrinha são dois dos presentes do Orçamento Participativo que Fortaleza recebe nesta semana em que completa 286 anos. Outras obras passam a funcionar, numa programação que segue até sexta feira, dia 13, quando teremos o show de Paulinho da Viola no aterro da Praia de Iracema. 

Olha quanta coisa nova a Cidade experimenta desde que assumimos a Prefeitura em 2005! O aterro, que estava abandonado, numa Praia de Iracema esquecida, virou palco de nossos grandes eventos como o Réveillon. A orla do bairro foi urbanizada, ganhou faixa de praia, dois espigões e novos equipamentos de cultura. Parou de ser destruída pelo turismo que depreda e voltou a ser uma referência do turismo que nos interessa.

Outra novidade é o próprio Orçamento Participativo. Agora, a comunidade identifica suas prioridades e, democraticamente, decide onde deve ser investido o dinheiro público. Sem intermediários e sem dever favor a ninguém, cidadãos, antes sem direito à Cidade e à cidadania, passaram a apontar onde será a creche e a escola, a Praça da Juventude, a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o posto de saúde e o conjunto habitacional. 

Sem esquecer outras grandes obras, como os Cucas, o Hospital da Mulher, o Vila do Mar, o Transfor, etc, é também por este modelo democrático e socialista de gestão pública que costumo dizer: Fortaleza é hoje uma cidade muito melhor que a de oito anos atrás. Pelas obras em curso, os projetos e o dinheiro que ficam para a próxima gestão, afirmo que a Cidade começa a pagar a dívida social que tem com quem mais precisa e a se preparar para seu terceiro século de história.

Enquanto escrevo este artigo, vejo operários em torno de um trator, na obra de recuperação do Jardim do Paço Municipal, por onde passa o riacho Pajeú, embrião da nossa Fortaleza. O riacho passa a ser recuperado, valorizado, como fizemos com o Paço, que voltou a ser sede do Executivo municipal. Passado, presente, futuro... Parabéns, Fortaleza!

Luizianne Lins
luiziannelins@bol.com.br
Prefeita de Fortaleza e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário