terça-feira, 8 de maio de 2012

Prefeita Luizianne Lins fala sobre o "Mutirão contra a dengue".



Ontem lançamos mais um Mutirão Anual Fortaleza Bela nos Bairros Contra a Dengue. E, como nas edições anteriores, todo o secretariado compareceu, reforçando o compromisso de toda administração com um assunto tão sério. O trabalho envolve serviços de saúde, infraestrutura, meio ambiente e limpeza urbana, e beneficia todas as Regionais da Cidade. 

Dos 92 postos de saúde da Capital, 17 estarão funcionando até julho no horário noturno, até 21 horas. Os oito hospitais secundários da rede municipal também terão reforço na escala de médicos e enfermeiros, além de receber mais recursos materiais para a área laboratorial, agilizando, dessa forma, a entrega dos exames.


Um verdadeiro exército, formado por 1.297 agentes de controle focal, visitará residências com abordagens educativas, pesquisas larvárias para verificar o índice de infestação e tratamento químico, mecânico e biológico dos vetores. Já a equipe de controle químico de vetores fará nebulização espacial por meio do conhecido fumacê. 


Importante destacar que, além das ações que serão intensificadas, as atividades de controle da dengue em Fortaleza são desenvolvidas ao longo de todo o ano. Atualmente, mais de 1.440 agentes de combate a endemias ou agentes sanitaristas estão trabalhando para reduzir a incidência da doença em Fortaleza. De janeiro até a terceira semana de abril, 374 mil imóveis já foram visitados.


Mas derrotar o mosquito não depende só dos agentes sanitaristas. Depende de cada morador de Fortaleza. Porque infelizmente cerca de 80% da dengue é transmitida dentro de casa. Não adianta o poder público combater o mosquito nos espaços públicos, se, às vezes, um vizinho não cuida da água empoçada ou até mesmo de uma planta.


O combate à dengue é feito com medidas muito simples, mas se não for feito as consequências são muito graves. É por isso que priorizamos a prevenção, sempre partindo do princípio de que o combate à dengue é uma tarefa de todos nós, homens e mulheres conscientes.

Luizianne Lins
luiziannelins@bol.com.br 
Jornalista e prefeita de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário