terça-feira, 29 de maio de 2012

"2012 Fortaleza mais acessível", artigo escrito pela Prefeita Luizianne Lins.



"2012 Fortaleza mais acessível"
Foto retirada da internet

Ontem e hoje, Fortaleza está vivenciando um momento histórico na luta das pessoas com deficiência por respeito, igualdade de direitos e de oportunidades. Pela primeira vez na Cidade, o poder público realiza uma conferência municipal do segmento. Sociedade civil, gestores e representantes de entidades estão reunidos para debater conquistas e estabelecer novas metas para as políticas públicas direcionadas a essa população.

A conferência é um dos inúmeros avanços implantados em nosso governo nesse âmbito. Se, antes, esses cidadãos eram invisíveis para o poder público e a sociedade, agora eles têm voz e vez. Isso começou a mudar quando criamos, em 2007, a Comissão de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (que, depois, ganhou status de Coordenadoria), e também com a criação da Secretaria de Direitos Humanos.

De lá pra cá, muito aconteceu. Implantamos a gratuidade para pessoas com deficiência nos ônibus, que já tem mais de 12 mil beneficiados. Saltamos de 18 para 735 coletivos com elevadores – até 2014 todos deverão estar equipados. Também criamos uma frota de táxis acessíveis e estamos adaptando o transporte complementar.


Nas escolas municipais, já incluímos mais de 2.500 crianças com deficiência - em 2004, eram apenas 184. Além disso, todas as nossas obras têm acessibilidade universal. Cucas, Praças do Povo, o novo PV, a Nova Praia de Iracema, Vila do Mar, as casas populares e o Transfor, que já construiu mais de 170 mil metros quadrados de calçadas padronizadas, são alguns exemplos.


Portanto, saímos da ausência total de políticas públicas para um cenário de mais respeito para as pessoas com deficiência, compreendendo o respeito às diferenças e à dignidade humana como um direito fundamental. Ainda temos muito para avançar em relação à acessibilidade, mas tenho orgulho de saber que o nosso governo executa políticas públicas que fazem diferença na vida dessas pessoas. Estamos tornando Fortaleza uma cidade cada vez mais inclusiva e acessível para todos e todas.
Luizianne Lins.

Fonte: Jornal O Povo
Link: http://migre.me/9haNq


Nenhum comentário:

Postar um comentário