quinta-feira, 3 de março de 2011

Aeroporto Pinto Martins recebe mobilização contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Diversas atividades foram programadas pela SDH para o Carnaval.


Como parte das atividades da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) realiza um grande momento de mobilização no Aeroporto Pinto Martins, amanhã, sexta-feira (4), às 10 horas. Participam da ação de sensibilização o secretário interino da SDH, Demitri Cruz, e a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Leila Paiva. O evento contará ainda com a presença do grupo de percussão Charanga do Tatá, formado por meninas e meninos atendidos por projetos da Coordenadoria da Criança e do Adolescente – Funci.

No sábado (5), as atividades da campanha acontecem na Barra do Ceará, entre 9 e 11 horas, e na Praia de Iracema, entre 19 e 22 horas. De 6 a 8 de março, a mobilização acompanha a programação do carnaval na Domingos Olímpio. O combate a esta prática criminosa está nas ruas e no trabalho cotidiano da Prefeitura, por meio das ações programadas pela SDH para o Carnaval. Durante o período de folia, serão distribuídos materiais alusivos à campanha, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da denúncia.

Campanha Nacional
A campanha é promovida há seis anos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Em Fortaleza, a mobilização é articulada pela Prefeitura, através da SDH, em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), e pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS).

Durante o período de folia, serão distribuídos, além do material de divulgação, peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.

:: SAIBA MAIS
Exploração sexual é a forma de crime sexual contra crianças e adolescentes conseguido por meio de pagamento ou troca. A exploração sexual pode envolver, além do próprio agressor, o aliciador, intermediário que se beneficia comercialmente do abuso. A exploração sexual pode acontecer de quatro formas: em redes de prostituição, de tráfico de pessoas, pornografia e turismo sexual (Fonte: Agência Brasil). Importante! É necessário esclarecer que a criança ou adolescente é sempre explorada sexualmente e não prostituída.

:: DENUNCIE
Além do Disque 100, o cidadão de Fortaleza dispõe do Disque Direitos Criança e Adolescente (DDCA), que funciona 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Todo tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes pode ser relatado ao DDCA, que funciona através do Fala Fortaleza: 0800.285.0880.

:: PROGRAMAÇÃO
04/03 – Aeroporto Pinto Martins (a partir de 10h)
05/03 – Barra do Ceará (9 às 11h)
05/03 – Praia de Iracema – Abertura do Carnaval de Fortaleza (19 às 22h)
06, 07 e 08/03 – Mobilização durante o carnaval na Domingos Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário