sexta-feira, 29 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra Gripe e Hepatite B é lançada

No dia D de Mobilização Nacional, sábado (30), todos os 92 postos de saúde do município estarão com vacinas.

Foto: Fábio Lima
Nesta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, além de reforçar a campanha contra a Hepatite B. O evento acontece às 9 horas, no Centro de Cidadania Aloísio Ximenes (Rua Dom Lino, 1000, Rodolfo Teófilo). Já no dia D de Mobilização Nacional, que acontece sábado (30), todos os 92 postos de saúde do município, além de 111 minipostos e dois postos volantes estarão disponíveis para vacinar os públicos-alvo, das 8 às 17 horas.

A campanha, que vai até o dia 13 de maio, pretende contribuir para a redução da morbimortalidade por influenza e suas complicações. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou o público alvo da campanha, antes destinada aos idosos na faixa etária de 60 anos ou mais. Agora também receberão a vacina contra a Gripe, crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer faixa etária, trabalhadores da saúde e população indígena.

Outra mudança refere-se à vacina a ser utilizada, que recebeu reforço. Este ano será aplicada a vacina trivalente, garantindo proteção contra o vírus da Influenza A (H3N2) – Sazonal, Influenza A (H1N1) e Influenza B. A recomendação da SMS é que pessoas com febre ou que tenham tido dengue recentemente ou que sejam alérgicas a ovo ou timerosal não sejam vacinadas.

A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo, que corresponde a 162.251 idosos, 29.549 gestantes, 46.521 crianças e 20.045 trabalhadores da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde tem cumprido todas as metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. No ano passado foram vacinados 80% dos idosos.

Prevenção à Hepatite B

A Campanha de Vacinação pretende chamar atenção ainda para a importância da prevenção à hepatite B, uma doença sexualmente transmissível (DST), e para a ampliação do público alvo da vacinação, que já vem sendo colocada em prática desde janeiro nos postos de saúde de Fortaleza. No próximo ano, o Ministério da Saúde irá ampliar novamente o público alvo, incluindo também jovens de até 29 anos. Atualmente, além de crianças menores de um ano, devem se vacinar jovens de 11 a 24 anos.

Para que a imunização seja eficiente, a pessoa tem de tomar três doses da vacina: aplicada a primeira dose, a segunda deve ser dada após 30 dias, e a terceira, 180 dias após a primeira. Por isso, a SMS programou mobilizações para a vacinação contra a hepatite B também nos dias 18 de junho – simultaneamente à campanha de vacinação contra a poliomielite – e 29 de outubro (ambas as datas são sábados), para reforçar a importância da prevenção à doença e facilitar o acesso de quem já tomou a primeira dose às demais.

Além de crianças menores de um ano e jovens de 11 a 24 anos, pessoas nos seguintes grupos, considerados prioritários para a imunização, podem receber a vacina, independente da idade: profissionais da saúde, população indígena, bombeiros, policiais, carcereiros, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, profissionais envolvidos em atividades de resgate, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, vítimas de acidentes com material biológico, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B, pessoas imunocomprometidas (para esta população, o esquema vacinal é de quatro doses) e pessoas reclusas.

A hepatite B é uma doença transmitida pelo sangue infectado e por relações sexuais sem proteção e pode levar ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer de fígado e até à morte. Por ser uma doença silenciosa, que pode levar anos para apresentar sintomas, muitas pessoas podem ser portadoras do vírus da hepatite B sem saber. A melhor forma de prevenção é a vacina, que está disponível gratuitamente para crianças menores de um ano e jovens de 11 a 24 anos em todos os postos de saúde.

:: SERVIÇO
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Lançamento: sexta-feira, 29 de abril
Horário: 9 horas
Local: Centro de Cidadania Aloísio Ximenes (Rua Dom Lino, 1000 – Rodolfo Teófilo).
Dia D de Mobilização Nacional: sábado, 30 de abril, em todos os postos de saúde do município e em 111 minipostos e dois postos volantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário