quarta-feira, 20 de abril de 2011

Combate à Dengue prossegue e postos de saúde funcionam no feriado

Reunião foi convocada para evitar a interrupção do atendimento à população, no combate à epidemia

Gestores da Saúde se reuniram nesta terça, 19 de abril, para organizar o funcionamento das unidades básicas e o prosseguimento das ações contra a Dengue na Semana Santa. A reunião de trabalho contou com aproximadamente 100 profissionais que foram ao Paço Municipal atendendo ao chamado do Secretário Alexandre Mont’Alverne. O Secretário recebeu um pedido da Prefeita Luizianne Lins para intensificar os trabalhos e garantir o atendimento á população ainda que a abertura dos postos não seja obrigatória. A ordem é não parar, seja no combate ao foco do mosquito seja no atendimento às pessoas com suspeita ou diagnóstico de Dengue.


Além do Secretário de Saúde participaram da reunião o Diretor Geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Arimar Rocha, o Superintendente do IJF, Messias Barbosa, o Coordenador do Programa Fortaleza Bela, Moacir Tavares, e a Coordenadora de Gestão da Atenção Básica à Saúde, Dra. Lídia Costa. A importante composição da mesa atende a uma determinação da Prefeita para que todas as áreas de governo se envolvam diretamente no combate à Dengue. Segundo informou Moacir Tavares, a Prefeita o incumbiu pessoalmente da tarefa de articulação entre as secretarias e demais órgãos da Gestão Fortaleza Bela.


Onze pessoas foram a óbito em Fortaleza, sendo que outros onze casos aguardam a confirmação dos órgãos competentes. Com base na gravidade da situação é que foi solicitada a colaboração dos profissionais da rede municipal de saúde. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Lídia Costa, pelo menos dezoito postos devem funcionar em regime de plantão neste feriado e também no final de semana. Além disso, os agentes comunitários de saúde e de endemia também podem optar por trabalhar no controle focal do mosquito, mas somente na quinta e na segunda-feira. Os agentes devem receber em regime de hora-extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário