quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reforço na fiscalização busca garantir segurança dos usuários

Atualmente, 70 agentes fiscalizam os taxis da capital, com prioridade para o combate ao transporte clandestino. 


  Foto: Mauri Melo

Garantir cada vez mais a segurança da população usuária do serviço de táxi é uma das preocupações da Prefeitura de Fortaleza. Exemplo disso é que, em 2010, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçou a equipe de fiscalização, aumentando o número de agentes e incluindo oito novas viaturas.

Atualmente, 70 agentes de transporte e seis da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) fazem o trabalho de fiscalização, distribuídos em quatro turnos, diariamente. Eles contam com a utilização do Palm Top, tecnologia que permite a verificação da situação cadastral do veículo e condutor durante uma abordagem.

Somente nos dois primeiros meses deste ano, foram realizadas 235 apreensões de veículos irregulares, além de 4.130 abordagens. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Etufor, Josino de Medeiros, a atividade prioritária é o combate ao transporte clandestino, que pode trazer sérios riscos à população. "Esse tipo de veículo não tem qualquer tipo de acompanhamento, não passa por uma vistoria periódica, além de não ser padronizado. O condutor, muitas vezes, não é habilitado, tampouco qualificado a prestar esse serviço", alerta.

O táxi regulamentado, ou seja, aquele que é autorizado pelo Município a prestar esse serviço, passa por uma vistoria periódica, procedimento obrigatório feito no próprio órgão gestor de transporte para analisar as condições de trafegabilidade do carro, atentando para as questões de segurança. "Observamos todo o sistema elétrico, desde freio à conservação do motor", destaca Josino. Além de apresentar o veículo para realizar a vistoria, os permissionários e condutores auxiliares do táxi atualizam seu cadastro de dados regularmente junto à Etufor, e todos são devidamente capacitados e preparados para exercer tal função.

Para melhor identificar o táxi regulamentado pelo Município, foi estabelecida, em 2009, uma nova comunicação visual. Hoje, todos os 4.392 veículos possuem cor branca, faixas laterais, indicação da permissão e brasão da Prefeitura. Somente os carros com essas características estão aptos a prestar um atendimento seguro aos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário