quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia de São Pedro: Prefeita participa de homenagem ao santo padroeiro dos pescadores

A festa começa às 9h, com uma caminhada da Capela de São Cura D’Ars até o Porto Fazenda. 


  I Regata Vila do Mar | Foto: Estácio Jr.

Amanhã, quarta-feira (29), os pescadores da Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu vão festejar os dias de São Pedro e do Pescador Artesanal com procissão marítima e missa campal. A prefeita Luizianne Lins participará das comemorações em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. As homenagens prosseguem no domingo (3), com a segunda edição da Regata Vila do Mar.

Quarta-feira a festa começa às 9h, quando os devotos de São Pedro farão uma caminhada da Capela de São Cura D’Ars (Rua Santa Elisa, s/n) até o Porto Fazenda, na Praia do Arpoador, no bairro Cristo Redentor. Já na praia, às 10 horas, os fiéis realizarão uma procissão marítima com 40 jangadas. A imagem do santo padroeiro embarcará junto com os cerca de 120 pescadores participantes. Com o retorno das jangadas à praia, por volta das 11h, será realizada a missa campal, no Porto Fazenda, ao lado do novo espigão construído pela Prefeitura. Você pode acompanhar a festa ao vivo, pelo portal da Prefeitura.

Já no domingo (3), os festejos prosseguem com a realização da II Regada Vila do Mar. A partir das 9h30, 80 embarcações, com 250 pescadores, entrarão no mar para a competição na Praia do Arpoador. A primeira bateria será das jangadas. Já às 11h será a vez dos botes. A regata contará também com apresentações artísticas culturais regionais, como o grupo Boi Juventude e bandas de forró.
 
Os festejos de São Pedro e a II Regata Vila do Mar buscam manter acesas as tradições culturais dos pescadores artesanais do Litoral Oeste de Fortaleza, além de valorizar a categoria e estimular a preservação do ambiente marinho. O evento é realizado pelo Projeto Vila do Mar, da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Colônia Z-8, envolvendo as capatazias da Marinha, Casas Novas, Arpoador e Goiabeiras. Conta também com a parceria da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e Secretaria Executiva Regional (SER) I.

:: Programação

29/06 - Festejos de São Pedro

9h - Caminhada
Local: Saída da Capela de São Cura D’Ars (Rua Santa Elisa, s/n - ao lado da Escola Municipal Cura D’Ars)

10h - Procissão Marítima
Local: Saída no Porto da Praia do Arpoador (próximo à Av. Dr. Theberge – bairro Cristo Redentor)

11h - Missa Campal
Local: Porto Fazenda (localizado ao lado do novo quebra-mar, próximo ao início da Av. Dr. Theberge, no bairro Cristo Redentor)

03/07 - II Regata Vila do Mar

9h30 - Largada da 1ª bateria, chegada prevista para as 10h30
10h - Largada da 2ª bateria, chegada prevista para às 12h
Local: Porto da Praia do Arpoador (Próximo à Av. Dr. Theberge, Cristo Redentor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário