sábado, 20 de agosto de 2011

Aumenta número de aves na Lagoa da Parangaba

Foto retirada do jornal O Povo (20/08/2011)

 

 

Aumenta número de aves na Lagoa da Parangaba

Animais realçam a beleza da Lagoa da Parangaba. Entre os fatores para o aumento da presença das aves, está a limpeza da lagoa.
 
Um aumento no número de garças na Lagoa da Parangaba. Essa é a impressão de quem frequenta o local. A maior presença das aves tem um motivo: a limpeza da lagoa, concluída no mês de junho. “Com o espelho d’água mais limpo, as garças conseguem enxergar melhor os peixes e isso as atrai para o local”, afirma o professor do curso de Ciências Biológicas da Uece e ornitólogo Luis Gonzaga Sales.

E as garças proporcionam um lindo espetáculo. Dotadas de penas alvas e bico amarelado, os passos lentos dão aos animais uma postura nobre. O voo é manso e, para encontrar as presas, elas peneiram no ar, batendo as asas sem sair do lugar.

A limpeza da lagoa, realizada pela Prefeitura de Fortaleza realçou a beleza do espelho d’água, antes encoberto por aguapés. “Também facilita a pescaria do peixe e do camarão”, afirma o pedreiro Iran Alves Ferreira, que frequenta a lagoa nos fins de semana ou em dias de folga do trabalho. Ele pesca por lazer e afirma ser possível capturar tambaquis de 18 a 20 quilos. E garante que não é conversa de pescador.

Além da limpeza do espelho d’água, com a retirada dos aguapés e da lama misturada com lixo, também foram capinadas as margens da Lagoa da Parangaba, trazendo um pouco mais de segurança para os moradores. “Por aqui, não dava para andar nem de dia, porque tinha vagabundo escondido no mato alto”, afirma o comerciante Francisco de Assis. Ele considera essa é a melhor limpeza já feita na lagoa e pede que ela tenha continuidade.

O aposentado Luiz Cândido Andrade acredita que a população deveria ser mais consciente e não deveria jogar lixo na água ou nas margens da lagoa. Ele teve a sorte de conhecer a lagoa antes de começar a ser aterrada e, quando tinha águas límpidas, “que dava até para beber”. ”Mas foram aterrando para fazer as avenidas José Bastos e Carneiro de Mendonça. Ela era maior”, afirma. O aposentado também cobra a urbanização do entorno da lagoa, prometida pela Prefeitura.

Toneladas de lixo
O chefe de Limpeza Urbana da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, Eraguito Passos, informa que foram retiradas 128.392 toneladas de lixo, vegetação e areia da lagoa da Parangaba durante um ano de limpeza. Ele lembra que há quase 20 anos não havia uma limpeza desse porte na lagoa.

Além disso, garante que haverá a manutenção do espelho d’água e das margens a cada três meses. Sobre a urbanização do entorno da lagoa, Eraguito anuncia que o projeto para a reforma do passeio já está sendo elaborado.


ENTENDA A NOTÍCIA
Frequentadores elogiam o trabalho de limpeza na Lagoa da Parangaba, mas pedem reforma das calçadas, mais segurança e educação da população para que não jogue lixo no lugar. Em junho, a Prefeitura concluiu a limpeza.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) informa que o laudos de qualidade da água feitos junto com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria Executiva Regional (SER) IV mostram que a lagoa da Parangaba está imprópria para banho.

O maior foco de contaminação são os esgotos clandestinos jogados na lagoa.

Segundo a Semam, está sendo feita um trabalho em parceria com a Cagece para implantar a rede de esgoto no entorno da lagoa.


Além disso, a Secretaria alega que realiza fiscalização para identificar as origens das ligações clandestinas de esgoto.

A expectativa, acrescenta, é de que, no futuro, a lagoa seja despoluída.

A Lagoa da Parangaba é a maior lagoa em volume de água de Fortaleza. O reservatório tem aproximadamente 36 hectares.

Aos domingos, é conhecida a feira que é realizada no entorno do local.

Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

Fonte: jornal O Povo
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/08/20/noticiafortalezajornal,2282997/aumenta-numero-de-aves-na-lagoa-da-parangaba.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário