terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Prefeitura faz trabalho de prevenção em áreas de risco.



Limpeza de canais e orientação às comunidades situadas em áreas de risco próximas a eles, a lagoas, rios e encostas da cidade para evitar acidentes durante a quadra chuvosa que se aproxima são algumas das ações que a Defesa Civil de Fortaleza já vem pondo em prática como forma de prevenir possíveis danos. De acordo com Luís Pinho, coordenador de ações emergenciais do órgão, o trabalho preventivo teve início desde outubro do ano passado.

Primeiramente, com a limpeza do canal do Lagamar, no trecho entre o viaduto da BR-116 até a ponte da avenida Engenheiro Santana Júnior, o que foi feito em parceria com as Secretarias Executivas Regionais II, IV e VI. Hoje, conforme Pinho, será iniciado trabalho semelhante na área do rio Cocó, na comunidade Boa Vista. Por ser uma área extensa, o coordenador prevê que a ação precisará de cerca de três semanas para ser concluída.

As atividades preveem a retirada de vegetação, lixo e lama. O coordenador observa que a Boa Vista é uma das áreas que costumam registrar problemas de inundação e alagamento. Ele lembra que as ocupações próximas a cursos d´água sempre preocupam. Nesse sentido, diz que as ações preventivas são postas em prática no período de normalidade, conscientizando as comunidades a colaborar, mantendo limpos os locais trabalhados, de modo a evitar os danos que prejudicam todo o local.

“Nós pedimos a população que observe as bocas de lobo, não deixando que fiquem obstruídas. Para isso, é necessário que não joguem lixo nas ruas, pois durante as chuvas, toda essa sujeira contribui para o entupimento de bueiros que, às vezes, deixam comunidades ilhadas”, alerta. Pinho afirma que, ainda durante este mês, a Coordenação de Defesa Civil vai reunir o grupo de trabalho composto por representantes de todas as secretarias municipais a fim de organizar outras ações que se fazem necessárias.

A Defesa Civil é responsável pelos atendimentos a casos e risco de alagamento; inundação; desabamento e deslizamento. O órgão faz o monitoramento das 93 áreas consideradas de risco existentes em Fortaleza.

SERVIÇO 
Para acionar a Defesa Civil de Fortaleza

Em situações emergenciais a chamada deve ser feita para o telefone 190.

Em outras situações:
Onde: sede da Guarda Municipal
na rua Delmiro de Farias, 1.900
Outras informações: 3066 2327 / 3066 2329


Rosa Sá
rosa@opovo.com.br
Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário