terça-feira, 16 de agosto de 2011

O POVO Online - Opinião - Centros de Referência de Assistência Social

O POVO Online - Opinião - Centros de Referência de Assistência Social

Luizianne Lins - Jornalista e prefeita de Fortaleza

luiziannelins@bol.com.br


A Fortaleza mais nobre precisa conhecer o que são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e entender a importância das ações que desenvolvem na Fortaleza mais pobre. Esses Centros de Referência estão presentes em toda a cidade, aplicando de forma descentralizada uma ousada política de assistência social.


No nosso governo, saímos de oito para 23 unidades deste tipo, onde recebemos demandas individuais ou de grupos que precisam de ações de uma gestão que acolhe, protege e promove. Sabe quantos são os atendimentos a cada ano? 23 mil!


Agora contamos também com uma unidade itinerante, que está percorrendo cinco comunidades da área da Regional 6: Curió/José de Alencar, São Bento, Ancuri, Pedras e Coaçu. A cada dia, o carro vai a uma comunidade e a equipe volta ao local na semana seguinte, dando continuidade à assistência.


Vamos ao encontro do cidadão que era “invisível” nas gestões anteriores. Levamos informações, encaminhamentos, soluções concretas que asseguram direitos sociais a quem mais precisa. E sabe quantos atendimentos o Cras itinerante vai realizar a cada ano? Três mil!


Cada Cras é uma “obra” que não tem tamanho, numa cidade onde 70% dos moradores dependem da escola pública para ter educação formal e do atendimento no posto do bairro para ter saúde. Os Cras são a rede que executa a nossa política de Assistência Social, planejada e levada a cabo por uma pasta específica, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), criada no começo da nossa primeira gestão e que tem apresentado números crescentes e resultados muito positivos.


Um dos números que destaco é o de pessoas que recebem o dinheiro do Bolsa Família. Eram cinco locais de cadastramento, que chegavam a fazer 98 mil inscrições. Hoje, são 35, que nos garantiram saltar, em junho, para 194 mil 624 beneficiados pelo programa. São ações assim que fazem com que o cidadão sinta que o município está perto de sua casa e que os seus direitos estão na palma de sua mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário