terça-feira, 26 de julho de 2011

Luizianne Lins e sua onda lilás


Nunca duvide da capacidade de reação das mulheres! Na maioria das vezes, somos ponderadas, mas isso não significa que a qualquer momento não possamos surpreender! Há cerca de um mês fui surpreendida com uma enorme “onda lilás” que “desaguou” no Paço Municipal de Fortaleza.
Não que eu não soubesse que as mulheres petistas estavam se organizando. Como presidente estadual do PT presenciei, por algumas vezes na sede do partido, um grupo de mulheres que se organizam em torno do Coletivo Estadual – e Municipal – de Mulheres do PT. Em uma das ocasiões me comunicaram que estavam indignadas com as acusações injustas que estavam sendo feitas a mim e ao nosso Governo e que pretendiam demonstrar publicamente sua solidariedade. Para isso, organizariam uma caminhada em apoio à prefeita e ao governo popular.
Recebi com alegria a iniciativa naquele momento de muitos ataques covardes e machistas. Ataques, inclusive, virtuais. Como foi o caso de uma manifestação que teria mais de seis mil pessoas protestando contra a Administração Municipal. Além da divulgação pela internet, a imprensa deu ampla cobertura à dita manifestação nos dias que a antecederam. Mas o que vimos no dia foi um grande “blefe virtual”. Cerca de 130 pessoas orientadas para chamar a atenção da imprensa. O curioso é que o responsável pela organização do ato dito “apartidário” esteve presente na convenção do PSDB. De apartidário não tinha nada! Conversa fiada!
Já a “Onda Lilás” contou com mais de 600 mulheres que saíram em caminhada pelo Centro e chegaram ao Paço com garra, alegria e coragem! Não me contive, saí do gabinete e fui recepcioná-las e agradecer o apoio, emocionada com a multidão que cantava: “Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem mexeu com a Luizianne mexeu com formigueiro”.
Foi inesquecível e confesso que lavou minha alma. Infelizmente, a grande maioria da imprensa sequer foi cobrir o evento. Uma pena, pois foi uma manifestação legítima e verdadeira! Valeu mulherada! Que venham outras “ondas lilazes”!
* Luizianne Lins – Jornalista a prefeita de Fortaleza
luiziannelins@bol.com.br

Fonte: Jornal O Povo
Link:http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/07/26/noticiaopiniaojornal,2271634/uma-grande-onda-lilas.shtml

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Segunda edição do Festival Latino Americano das Juventudes tem inscrições abertas

Com o tema O Canto de Um Novo Mundo, o evento trará debates, apresentações artísticas, feira da economia solidária, etc.















O II Festival Latino Americano das Juventudes em Fortaleza está com inscrições abertas para participantes, por meio do site www.fortaleza.ce.gov.br/festivaldasjuventudes. São 10 mil vagas gratuitas, sendo 7 mil com alojamento e 3 mil sem alojamento. O Festival pretende ser um espaço de intercâmbio entre movimentos e políticas de juventude e um encontro das diversas formas de organização juvenil, a partir de atividades propostas e organizadas por jovens.

Com o tema O Canto de Um Novo Mundo, o evento trará, na programação, debates, palestras, apresentações artísticas espontâneas, apresentações de shows com bandas locais, nacionais e internacionais, encontros de movimentos, feira da economia solidária, entre outras atividades. Em 2010, a primeira edição do Festival, com o tema A América Latina e as Lutas Juvenis, reuniu mais de 5 mil jovens alojados e mais de 25 mil participantes em todas as atividades, entre shows, oficinas, atividades sociais e políticas.

Confira mais informações sobre o evento:

Inscrições de Participantes
- As inscrições acontecerão entre os dias 15 de julho e 14 de agosto ou até preenchermos as 7 mil vagas de alojados(as). Além disso, teremos 3 mil vagas para participantes sem alojamento. As inscrições podem ser prorrogadas.
- Quem não tem 18 anos completos deverá imprimir a ficha de autorização para que o responsável legal assine. Deverá ser anexada a este documento a cópia da identidade ou certidão de nascimento do participante.
- Todo(a) participante deve estar ciente que para acampar no local tem que levar sua barraca.
- A alimentação será em parte subsidiada pela Prefeitura de Fortaleza. Dessa forma, o preço para almoçar e jantar se torna mais acessível. Cada refeição custará até R$ 3,00 (três reais).

Inscrições de Atividades Autogestionadas
Para garantirmos a pluralidade de ações e potencializar articulações entre as juventudes, além das atividades convidadas, o Festival abre espaço para os(as) participantes, movimentos e organizações proporem atividades autogestionadas. Estas inscrições começam a partir do dia 20 de julho, também pelo site do Festival. Podem ser atividades culturais como teatro, música, dança, etc. e atividades políticas e de debates como Fóruns de Entidades, Encontro de entidades/organizações, grupos de discussão, oficinas, etc.

Inscrições para Comunicação Colaborativa
Todos e todas podem colaborar de forma livre e participativa com a comunicação do Festival. Na Casa da Comunicação, teremos uma equipe de comunicação colaborativa participando das atividades e fazendo o registro (web, rádio, vídeo, texto e fotografia) para ser disponibilizado no site do II Festival e nas demais redes sociais. Diversos eventos serão transmitidos ao vivo via twitcam. As inscrições para esta atividade começam em agosto.

Coletiva apresenta ações de arborização e recuperação de espaços verdes

A entrevista acontece amanhã (19), às 9h, na Av. Presidente Costa e Silva, próximo à ponte do Rio Cocó.

Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), apresenta em coletiva amanhã, terça-feira (19), as ações que serão desenvolvidas para recuperar a nascente do Parque Rio Branco e arborizar o bairro Jangurussu e a Lagoa do Opaia, no Vila União. A entrevista acontece a partir das 9h, na Av. Presidente Costa e Silva, próximo à ponte do Rio Cocó, no Jangurussu.

As ações serão implementadas por meio de ações compensatórias entre a Semam e empresas da construção civil. A parceria também será responsável por financiar a execução do Plano Diretor de Arborização Urbana e do Plano de Educação Ambiental da Área da Construção Civil.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ações educativas sobre dengue ganham reforço em toda cidade no período de férias

Hoje (8) as atividades são realizadas nos bairros Mucuripe e Praia de Iracema.

Foto: Estácio Jr.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproveita o mês de férias para intensificar as ações educativas sobre a dengue, como parte da campanha “Dengue, na minha casa não!”. A programação, que conta com atividades em bairros de todas as Regionais, teve início na última segunda-feira (4) e prossegue até o fim do mês.

As atividades incluem visitas na orla marítima, com abordagens educativas, distribuição de bótons para os frequentadores das praias e afixação de cartazes em pontos estratégicos. Hoje, sexta-feira (8), as ações são realizadas nos bairros Mucuripe e Praia de Iracema, com visitas na Av. Beira Mar, saindo do Mercado dos Peixes, até a Ponte dos Ingleses.

No sábado (9) as equipes de educadores em saúde realizam as atividades na Barra do Ceará e na Sabiaguaba. Até lá, as atividades acontecem também no Conjunto Palmeiras, envolvendo reuniões em empresas, instituições públicas e associações comunitárias e visitas aos pontos comerciais.

A programação no bairro contará também com a Operação Quintal Limpo, que vai realizar visitas domiciliares com distribuição de sacos para lixo, afixação de cartazes e panfletagem. Em escolas e templos religiosos, haverá palestras, capacitações, mutirões e passeatas.

:: SERVIÇO
Ações da campanha "Dengue, na minha casa não!" no período de férias
Data: sexta-feira, 8 de julho
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Mercado dos Peixes até a Ponte dos Ingleses

Data: sábado, 9 de julho
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Concentração: Alberto’s Restaurante (Barra do Ceará)
Cofeco – Colônia de Férias da Coelce (Praia da Abreulândia – Sabiaguaba)
Escola Municipal Professora Bernadete Oriá (Rua Conde Sandoval, 903, Conjunto Palmeiras)

Praça da Parquelândia ganha equipamentos para exercícios físicos

Idosos do Centro de Cidadania Aloísio Ximenes serão os primeiros a receberem orientação esportiva no local.

Praça da Igreja Redonda | Foto: Assessoria de Comunicação da Regional III
Os frequentadores da Praça Manoel Rodrigues, mais conhecida como Praça da Igreja Redonda, na Parquelândia, agora podem praticar exercícios físicos utilizando os equipamentos esportivos recém-instalados no local. Numa parceria com uma academia da área, a Prefeitura, por meio da Regional III, vai passar a realizar um trabalho de orientação esportiva e de lazer.

Os primeiros frequentadores a receberem a atividade será o grupo de idosos do Centro de Cidadania Aloísio Ximenes. O educador físico Roberto Carreira explica que os 10 aparelhos de diferentes modalidades irão proporcionar flexibilidade, resistência e agilidade aos praticantes. “Vamos trabalhar inicialmente com idosos e pessoas com deficiência”, afirma.

As aulas serão ministradas quatro vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 6h30 às 7h30; e nas quartas e sextas-feiras, das 16h30 às 17h30, sempre com a orientação e supervisão de um profissional de Educação Física

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Barra do Ceará recebe blitz educativa de prevenção à dengue

A atividade acontece de 7h30 às 12h, na ponte sobre o Rio Ceará. 


  Foto: Estácio Jr.

Neste sábado (9), uma blitz educativa será levada à Barra do Ceará. Com o tema “Dengue, na minha casa não! Nessas férias, a prevenção não pode parar”, a atividade acontece de 7h30 às 12h, na ponte sobre o Rio Ceará. O pedágio, que terá distribuição de panfletos educativos, pretende chamar a atenção dos motoristas para os cuidados com a doença mesmo no período de descanso.

Ainda na Barra do Ceará, desta vez na extensão da Avenida Radialista José Limaverde, agentes farão abordagem educativa com panfletagem, distribuição de adesivos e cartazes, orientando a população presente nas barracas de praia. A ação envolverá cerca de 20 agentes de saúde.

:: SERVIÇO 
Blitz educativa de combate à dengue
Data: sexta-feira, 9 de julho
Horário: 7h30 às 12h
Local: Ponte do Rio Ceará e Avenida Radialista José Lima Verde

Arraiá do Cuca Che Guevara anima as sextas-feiras de julho

Quadrilhas Arraiá da Esperancinha, Arraiá da Esperança, Zé Testinha e Balão Beijo apresentam-se amanhã (8).

 

Julho já começou, mas as festas juninas não acabaram. Todas as sextas-feiras deste mês, a partir das 19h, os moradores da cidade podem apreciar os festejos de São João no Arraiá do Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará. Apresentações de quadrilhas, comidas típicas, danças improvisadas e muito forró arrasta-pé estão na programação.

Amanhã, sexta-feira (8), apresentam-se as quadrilhas Arraiá da Esperancinha, Arraiá da Esperança, Zé Testinha e Balão Beijo, sob as entoadas do grupo regional pé-de-serra Miragem. A festa continua nas próximas semanas com apresentações das quadrilhas Arraiá do Bairro Ellery, Jesus Sertanejo, Xamego Nordestino, Ceará Junino, Lumiar Junino, Coração Nordestino, Sertão Junino, Paixão Nordestina, Rosa Vermelha e Arraiá do Gipão.

Na última noite, a animação ficará por conta dos grupos regionais Miragem e Cacimba de Aluá. Confira programação completa:

Dia 8
Arraiá da Esperancinha
Arraiá da Esperança
Zé Testinha
Balão Beijo

Dia 15
Arraiá do Bairro Ellery
Jesus Sertanejo
Xamego Nordestino
Ceará Junino

Dia 22
Lumiar Junino
Coração Nordestino
Sertão Junino
Paixão Nordestina

Dia 29
Rosa Vermelha
Arraiá do Gipão
Quadrilha improvisada dos funcionários do CUCA e da comunidade em geral

Instalação de novos semáforos atende demandas da população

07/07/2011
O equipamento garantirá maior segurança no cruzamento das ruas Beni Carvalho e Coronel Jucá.



O cruzamento das ruas Beni Carvalho e Coronel Jucá possui agora um novo semáforo. Atendendo uma solicitação da população, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) realizou um estudo técnico que confirmou a necessidade de um equipamento, que já foi instalado. A avaliação detectou que os veículos que trafegam na Rua Coronel Jucá tinham bastante dificuldade em atravessar a Beni Carvalho, devido ao constante fluxo de carros da via.

O semáforo garantirá maior segurança no cruzamento, tanto para os veículos, quanto para os pedestres, pois também foram implantados grupos focais que sinalizam o momento seguro para a travessia. A Aldeota possui 100% dos seus semáforos com tecnologia centralizada, ou seja, em comunicação em tempo real com o Controle de Trafego em Área de Fortaleza (CTAFor).

Uma outra demanda da população feita através do Orçamento Participativo (OP) será atendida na noite de hoje, quinta-feira (7), quando um novo semáforo será instalado na Av. Humberto Monte, no cruzamento com a Rua Argentina, no bairro Bela Vista. Além do semáforo veicular, serão instalados semáforos para pedestres e na ciclovia para garantir mais segurança na travessia.

Com essas mudanças, Fortaleza passará a contar com um total de 605 semáforos, sendo 289 (48%) centralizados e 316 (52%) convencionais. Além disso, a cidade recebe mais um trecho com sinalização nova, contemplada com placas e faixas de pedestres.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Circo de Todas as Artes oferece oficina de Técnicas de Acrobacias de Solo

Interessados podem se inscrever até o dia 10 de junho, na Secultfor.

Foto: Estácio Jr.
Até o dia 10, interessados em participar da oficina Técnica de Acrobacias de Solo, do Projeto Circo de Todas as Artes, podem se inscrever na Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor - Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro). Ministrada pelo artista circense Boris Trindade, a oficina acontecerá pela manhã, de 19 a 23 de julho, no Cuca Che Guevara.

Revisto e ampliado, o projeto Circo de Todas as Artes, concebido pela Prefeitura, através da Secultfor, volta à cena no último domingo de cada mês, dia em que a Tarifa Social também garante maior acesso ao transporte público na Capital. A ordem é pôr em funcionamento dez circos populares a cada edição, atingindo todas as regionais e garantindo acesso gratuito à população. Para além dos números circenses, as lonas também se abrem para peças teatrais e espetáculos de dança. O programa paralelo de formação, responsável pela oficina, também faz parte do projeto.

O Circo de Todas as Artes envolve, além da Secultfor, as secretarias municipais de meio-ambiente, direitos humanos, ação social, educação e saúde. Juntas, essas pastas também levam para as lonas ações de enfrentamento ao crack e outras drogas.

:: MAIS
Boris Trindade começou sua formação Circense em 1986 no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, seguindo com: Reciclagem para Profissionais na Escola Nacional de Circo em Rio de Janeiro; Ecole de Cirque de Voiron na França; Central do Circo e Central de Santa no Rio de Janeiro. Em Recife funda e segue como coordenador executivo da Escola Pernambucana de Circo. Viaja novamente para participar como artista circense (palhaço / trapezista e acróbata) em diversos circos nacionais e internacionais. Atuou como oficineiro em diversos projetos, a exemplo do Projeto Social Crescer e Viver (RJ), Grupo Cultural Afroregae (RJ), Escola Nacional de Circo (RJ), Central da Lapa em (SP), Circo Escola Picadeiro (SP). Há dois anos vem fazendo a coordenação, supervisão técnica e montagem do Festival de Circo do Brasil em Recife. Atualmente, coordena um projeto de circo social e dirige sua companhia a Cia Brincantes de Circo.

:: SERVIÇO
Oficina de Técnicas de Acrobacias de Solo, com Boris Trindade
Carga horária: 20 h/a
Data: 19 a 23 de julho
Local: Cuca Che Guevara
Horário: 9h às 12h

Vagas: 30
Inscrições: 1º a 10 de julho
Local: Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 04, Centro)
Informações: Setor de Linguagem da Secultfor - 3105-1358

Técnicos de enfermagem do IJF têm melhoria salarial de 36,28%

São 289 servidores com salário reenquadrado no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza reenquadrou o salário de 289 servidores do ambiente saúde do IJF – técnicos de enfermagem, radiologia e higiene bucal - no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Com a ação, o vencimento base dos os servidores enquadrados no nível de classificação C do Núcleo de Práticas Especializadas serão os mesmos dos servidores do núcleo de gestão e apoio à Saúde. Em números, o valor inicial dos salários saltou 36,28%.

Prefeitura de Camaçari visita experiência de sucesso da Prefeitura de Fortaleza

Hoje (6) a comissão visitará as ações de moradia do Preurbis Cocó e do Conjunto Rosalina.

Foto: Assessoria de Comunicação da Habitafor
Comissão da Prefeitura de Camaçari/BA veio na manhã desta terça-feira(05) a Fortaleza para conhecer os esforços jurídicos, comunitários e de comunicação da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) para implementação e permanência da campanha “Não troco minha casa por nada”. A comissão, formada pela assessora institucional da Secretaria de Habitação, Beatriz Ribeiro, e pelas supervisoras da Secretaria de Governo, Ariana Nascimento e Creuza José da Silva, visitou as obras do projeto Vila do Mar, na Regional I, que beneficiará 1.434 famílias com novas casas e 2.759 com melhorias habitacionais.

Já nesta quarta-feira (06), de 14 às 16h, a comissão visitará as ações de moradia do Preurbis Cocó, que beneficiará 816 famílias com apartamentos e 425 com melhorias habitacionais, e do Rosalina, projeto que já retirou 412 famílias de áreas de risco e beneficiará mais 1.395 com novas casas.

A comissão foi recebida pelo presidente da Habitafor, Roberto Gomes, e pela coordenadora de Regularização Fundiária, Gláucia Hansen. Na ocasião, foi apresentada a Lei Municipal 9294, de 2007 (proibidora de qualquer negociação envolvendo imóveis concedidos pela Prefeitura de Fortaleza), além dos processos de reintegrações de casas concedidas pela Habitafor a pessoas que estão descumprindo os princípios constitucionais da administração pública e repassando-as a outras famílias.

“Nós estamos maravilhadas. Queremos logo implementar muito do que vimos por aqui lá em Camaçari, a Lei que proíbe a venda de casas concedidas pelo município, principalmente. Lá, estamos sofrendo muito com isso. E precisamos de um instrumento que nos ajude a moralizar o nosso trabalho, feito este que já está sendo aplicado aqui em Fortaleza”, salientou a assessora institucional da Secretaria de Habitação de Camaçari, Beatriz Ribeiro. Roberto Gomes explicou também as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Habitafor.

“A atual política habitacional do município é executada para sanar em definitivo a deficiência por moradia digna de famílias que viveram ou ainda vivem sem urbanização, em condições precárias de habitabilidade. Pela primeira vez, uma administração pública municipal atua com tamanho comprometimento em relação à redução de áreas de risco, 105 para 91.”, contou o presidente da Habitafor. Hoje, já são 4.449 moradias e 2.962 melhorias habitacionais entregues à população. Outras 4.902 casas e 5.795 melhorias estão em execução.